Nesta atividade faremos a leitura de um fragmento de texto que você vai encontrar no Capítulo 1- Não há docência sem discência, dentro do item, 1.1 – Ensinar exige rigorosidade metódicado.
1) TEXTO:
O educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão. Uma de suas tarefas primordiais é trabalhar com os educandos a rigorosidade metódica com que devem se “aproximar” dos objetos cognoscíveis. E esta rigorosidade metódica não tem nada que ver com o discurso “bancário” meramente transferidor do perfil do objeto ou do conteúdo. É exatamente neste sentido que ensinar não se esgota no “tratamento” do objeto ou do conteúdo, superficialmente feito, mas se alonga à produção das condições em que aprender criticamente é possível. E essas condições implicam ou exigem a presença de educadores e de educandos criadores, instigadores, inquietos, rigorosamente curiosos, humildes e persistentes. Faz parte das condições em que aprender criticamente é possível a pressuposição por parte dos educandos de que o educador já teve ou continua tendo experiência da produção de certos saberes e que estes não podem a eles, os educandos, ser simplesmente transferidos. Pelo contrário, nas condições de verdadeira aprendizagem os educandos vão se transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinado, ao lado do educador, igualmente sujeito do processo. Só assim podemos falar realmente de saber ensinado, em que o objeto ensinado é apreendido na sua razão de ser e, portanto, aprendido pelos educandos
Proposta da Atividade:
Após a leitura do conteúdo indicado, elabore um texto de cerca de 20 a 30 linhas baseando-se no seguinte questionamento:
O que você deduziu do trecho lido?
Você acha que aprender criticamente é possível por parte dos educandos? Por que?
E o Educador? Ele deve ou não deve simplesmente transferir seus conhecimentos? Justifique.
Soluções para a tarefa
Educar é mais do que tranferir o meu conhecimento para outra pessoa, é ajudar e facilitar com que o educando consiga pensar por si próprio para chegar as mais diversas conclusões, é fazê-lo sentir a necessidade de aprender e entender os elementos da mesma.
Assim, quando falamos dos elementos que fazem parte do desenvolvimento do meio e como ele ocorre podemos entender melhor as suas características.
Sendo assim, é possível que os educandos aprendam de forma crítica e esse aprender criticamente pode alterar os elementos que fazem parte do mesmo e como eles podem ser visualizados pela população de maneira geral e como essa pode existir no meio social.
Assim sendo, o aprender e o ensinar são parte de elementos que se relacionam e que precisam ser sempre repensados para que isso se mantenha atualizado.