Nesse trecho o que caracteriza lições de motim como texto teatral
Soluções para a tarefa
Alternativa d) é a correta. As palavras em caixa alta ressaltam as explicações e intensidade das cenas interpretada pela personagem Dona Cotinha fazendo o uso de rubricas.
Rubricas
Uma rubrica é uma palavra ou seção de texto que é destacada para dar ênfase ao texto.
Rubricas são usadas em roteiros de cinema ou teatro para indicar os gestos ou movimentos dos atores, em partituras musicais ou textos litúrgicos para celebrações ao vivo. A rubrica também corresponde à notação vermelha nos livros religiosos para orientação litúrgica.
Deve-se lembrar que ao criar um diálogo, a comunicação se dá não apenas por meio de palavras, mas também por meio de sua pronúncia. Assim, a entonação utilizada na conversa revela muito sobre a intenção do falante em determinados contextos, e nessa área, os sinais de entonação como as rubricas ajudam muito a criar textos escritos baseados no uso da fala direta. Por exemplo, a entonação pode ser usada para expressar surpresa, alegria, medo, etc.
A Questão está incompleta, o enunciado completo é:
DONA COTINHA – É claro! Só gosta de solidão quem nasceu pra ser solitário. Só o solitário gosta de solidão. Quem vive só e não gosta da solidão não é um solitário, é só um desacompanhado. (A reflexão escorrega lá profundo da alma.) Solidão é vocação, besta de quem pensa que é sina. Por isso, tem de ser valorizada. E não é qualquer um que pode ser solitário, não. Ah, mas não é mesmo! É preciso ter competência pra isso. (De súbito, pedagógica, volta-se para o homem.) É como poesia, sabe, moço? Tem de ser recitada em voz alta, que é pra gente sentir o gosto. (FAZ UMA PAUSA.) Você gosta de poesia? (O HOMEM TORNA A SE DEBATER. A VELHA INTERROMPE O DISCURSO E VOLTA A LHE DAR AS COSTAS, COMO SEMPRE, IMPASSÍVEL. O HOMEM, MAIS UMA VEZ, CANSADO, DESISTE.) Bem, como eu ia dizendo, pra viver bem com a solidão temos de ser proprietários dela e não inquilinos, me entende? Quem é inquilino da solidão não passa de um abandonado. É isso aí.
Nesse trecho, o que caracteriza Lições de motim como texto teatral?
a. O tom melancólico presente na cena.
b. As perguntas retóricas da personagem.
c. A interferência do narrador no desfecho da cena.
d. O uso de rubricas para construir a ação dramática.
e. As analogias sobre a solidão feitas pela personagem.
Saiba mais sobre rubricas, aqui:
brainly.com.br/tarefa/190525
#SPJ4