ENEM, perguntado por fabcdnkcjgf4161, 7 meses atrás

Nesse trecho, o autor afirma que, na América portuguesa: a) os escravos indígenas eram de mais fácil obtenção do que os de origem africana, e por isso a metrópole optou pelo uso dos primeiros, já que eram mais produtivos e mais rentáveis. b) os escravos africanos aceitavam melhor o trabalho duro dos canaviais do que os indígenas, o que justificava o empenho de comerciantes metropolitanos em gastar mais para a obtenção, na Africa, daqueles trabalhadores. c) o comércio negreiro só pôde prosperar porque alguns mercadores metropolitanos preocupa- vam-se com as condições de vida dos trabalhadores africanos, enquanto que outros os con- sideravam uma "mercadoria". d) a rentabilidade propiciada pelo emprego da mão de obra indígena contribuiu decisivamente para que, a partir de certo momento, também escravos africanos fossem empregados na la- voura, o que resultou em um lucrativo comércio de pessoas. e) o principal motivo da adoção da mão de obra de origem africana era o fato de que esta precis- ava ser transportada de outro continente, o que implicava a abertura de um rentável comércio para a metrópole, que se articulava perfeitamente às estruturas do sistema de colonização.

Soluções para a tarefa

Respondido por mcsd
122

Resposta:

Letra E

Explicação:

Respondido por vchinchilla22
4

Sobre o texto: "Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial" de Fernando A. Novais, é correto o que se afirma em: Alternativa E:

  • O principal motivo da adoção da mão de obra de origem africana era o fato de que esta precisava ser transportada de outro continente, [...] perfeitamente às estruturas do sistema de colonização.

Sistema Colonial

A alternativa de usar mão de obra escrava estava relacionada diretamente à lucratividade do tráfico de africanos pelo transatlântico, o qual requeria de grande estrutura intercontinental que a sua vez estava associada a outras áreas do comércio internacional, como insumos agrícolas.

O uso da mão de obra escrava indígena não era possível por no ser tão lucrativa além de que várias leis restringiram seu uso. Dessa forma, para Portugal era melhor estruturar um comércio triangular que evitava a acumulação primitiva de capital.

Assim, a longo prazo, a venda de escravos africanos pelos portugueses aumentava o lucro da metrópole e dificultava o desenvolvimento econômico do Brasil.

Entenda mais sobre os escravos em: https://brainly.com.br/tarefa/47872776

Anexos:
Perguntas interessantes