nesse texto Saramago descreve o cotidiano da corte no período de consolidação do Estado moderno. todas as alternativas referem-se ao absolutismo monárquico , exceto:
Soluções para a tarefa
Letra A; a classe dominante, que durante toda a época moderna não era mais a mesma do período feudal tanto política quanto economicamente é a opção que não se refere ao Absolutismo Monárquico, e sim à transição de classes dominantes na Europa,
O Absolutismo Monárquico na Europa surgiu gradualmente, de modo que os reis, que antes dependiam do apoio dos senhores feudais e de suas forças, passaram a usar o dinheiro dos tributos para formar exércitos próprios e profissionais, que não respondessem aos senhores e sim diretamente ao rei.
Complementando: a) A classe dominante, durante toda a época moderna, não era mais a mesma do período feudal tanto política quanto economicamente.
b) A história do Absolutismo Monárquico é a história da lenta reconversão da nobreza a um papel parasitário, o que lhe permitiu regalias.
c) A nobreza passou por profundas transformações no período monárquico de centralização, mas nunca foi desalojada do poder político.
d) O Absolutismo era um rearranjo do aparelho de dominação, destinado a sujeitar as massas camponesas, que sublevadas questionavam o papel tradicional da nobreza.
e) O Estado Absolutista era uma nova carapaça política de uma nobreza atemorizada, que passou a ocupar um lugar junto ao Rei, se tornando cortesã.
Abraços!
Resposta:
Letra A
Explicação:
a classe dominante, que durante toda a época moderna não era mais a mesma do período feudal