nesse texto os versos eu nao sou minha nise pegureiro que viva de guardar alheio gado inderem se na perspectiva do arcadismo principalment por apresentar
Soluções para a tarefa
Entendendo melhor o enunciado.
Nesse texto os versos "Eu não sou, minha Nise, pegureiro que viva de guardar alheio gado", inserem-se na perspectiva do Arcadismo principalmente por apresentar:
a) exaltação da ingenuidade
b) nativismo
c) pastoralismo
d) simplicidade da linguagem
e) valorização da mulher
Alternativa C.
>> No trecho, o eu-lírico fala para a sua amada Nise que não é pegureiro (guardador de gado) de gado alheio, ou seja, ele não cuida do gado de outra pessoa. Ele tem o seu próprio rebanho, apesar de não ser rico.
Esse é um dos temas mais presentes no arcadismo: o pastoralismo, a valorização do ambiente rural, da vida simples e rural do campo.
Os outros itens estão incorretos porque:
O trecho não faz referência à ingenuidade (pureza), nem ao nativismo, ou seja, ao mundo selvagem. Apesar da linguagem simples e da referência à mulher amada, o tema principal do verso é a criação de gado, por isso, o pastoralismo é o que mais se destaca no verso.
O arcadismo está presente nos versos por apresentar um enfoque no pastoralismo (vida no campo), trazendo a palavra pegureiro (o mesmo que pastor, guardador de gado).
Correta está a alternativa "C", por trazer o tema do pastoralismo. As demais estão erradas, pois não há referência à ingenuidade ou nativismo, e porque a linguagem simples e valorização da mulher não são as características principais dos versos.
O que é o arcadismo?
O arcadismo foi um movimento literário iniciado na Europa no século XVIII, influenciado pelos ideais do Iluminismo, com toques do período clássico greco-latino, não apenas na escrita, mas também em seus elementos.
Este movimento tinha como características principais a escrita em torno do equilíbrio e da harmonia que se queria buscar na vida do homem, com um cenário de fundo bucólico e trazendo elementos da vida no campo, exaltação da natureza e linguagem racional e simples.
Para entender melhor e complementar a pergunta:
"Nesse texto os versos "Eu não sou, minha Nise, pegureiro que viva de guardar alheio gado", inserem-se na perspectiva do Arcadismo principalmente por apresentar:
a) exaltação da ingenuidade
b) nativismo
c) pastoralismo
d) simplicidade da linguagem
e) valorização da mulher"
Para ver mais sobre o arcadismo e principais autores:
https://brainly.com.br/tarefa/20558815
#SPJ3