Nesse texto, no trecho "E a cabeça clara e lúcida. " (1º parágrafo), o recurso estilístico de atribuição de características humanas a seres inanimados foi usado para apontar que a narradora estava preocupada com a escuridão da noite. Evidenciar que a narradora havia despertado de um sonho. Indicar que a narradora havia se esquecido de seu número de telefone. Mostrar que a narradora estava completamente acordada. Revelar que a narradora havia tido uma ideia durante a noite
Soluções para a tarefa
A personificação é usada no texto para D: Mostrar que a narradora estava completamente acordada.
Insônia infeliz e feliz
A questão é sobre a crônica Insônia infeliz e feliz de Clarice Lispector. No trecho apresentado, a narradora está completamente acordada, pois, sofre de insônia.
A figura de linguagem personificação, atribuição de características humanas a seres inanimados (cabeça), foi utilizada com a intenção de revelar que a narradora estava atenta naquela noite, já que não conseguia dormir.
A narradora acorda às duas horas da noite e não consegue mais dormir. Passa a refletir sobre as pessoas que sofrem do mesmo problema: insônia, depois questiona para quem poderia ligar a essa hora.
Conheça outra crônica de Clarice Lispector em https://brainly.com.br/tarefa/24808617