Ed. Física, perguntado por julioaccvec, 9 meses atrás

Nesse sentido, produza um texto dissertativo e argumentativo sobre as reais necessidades de saúde e os entendimentos sobre o processo saúde-doença. Organize seu texto em uma sequência lógica: introdução, desenvolvimento e conclusão. Traga argumentos condizentes e embasados teoricamente sobre o tema de forma contextualizada. Seu texto deve ter de 1.500 a 2.500 caracteres com espaços.

Ajuda ai

Soluções para a tarefa

Respondido por farmaciajobim
41

Resposta:

O conceito de saúde tem mudado radicalmente nos últimos anos, antigamente, saúde significava apenas a ausência de doença, mas logo se percebeu que não apresentar nenhuma doença física aparente, não significava ter saúde. E com o passar do tempo esse conceito foi se expandindo e incorporando outras dimensões, como física, emocional, mental, social e espiritual de cada pessoa. Hoje a definição de saúde vai além da apresentada pela OMS, ao se mostrar mais ampla, devido aos fatores determinantes e condicionantes do processo saúde-doença.

Explicação:

Segundo a  Lei Orgânica de Saúde (LOS), n.° 8.080, de 19 de setembro de 1990,  a saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer, o acesso a bens e serviços essenciais; os níveis de saúde das pessoas expressam a organização social e econômica do país. A concepção ampliada de saúde e a compreensão de que, ações realizadas por outros setores têm efeito sobre a saúde individual e coletiva deram origem a outras perspectivas de promoção e cuidado à saúde. O entendimento da saúde, como um dispositivo social relativamente autônomo em relação à idéia de doença, e as repercussões que este novo entendimento traz para a vida social e para as práticas cotidianas em geral, assim como para os serviços de saúde em particular, abre novas possibilidades na concepção do processo saúde e doença. Nesse sentido, independente do estabelecimento de saúde, sendo SUS ou privado, promover a saúde é atuar para mudar positivamente os elementos considerados determinantes da situação de saúde/doença das pessoas. Essas definições mais flexíveis sejam sobre a saúde, sejam sobre a doença, consideram os múltiplos aspectos causais da doença e da manutenção da saúde, tais como: fatores psicológicos, sociais e biológicos. Contudo, apesar dos esforços para caracterizar estes conceitos, não existem definições universais. Isto é, a presença ou ausência de doença é um problema pessoal e social. É pessoal, porque a capacidade individual para trabalhar, ser produtivo, amar e divertir-se está relacionada com a saúde física e mental da pessoa. É social, pois a doença de uma pessoa pode afetar outras pessoas significativamente que fazem parte das relações com a família, com os amigos, com os colegas etc. Creio que saúde e doença não são conceitos definitivos, tampouco são opostos. São conceitos que dependem de onde você está, dos tempos, dos contextos e das tensões em que cada pessoa está inserida. A saúde e a doença constituem experiências singulares de cada um e portanto, fazem parte da dimensão subjetiva da existência. A dimensão subjetiva não é aquela que se opõe ou se diferencia da objetividade, mas é a dimensão dos afetos, dos desejos e de outras intencionalidades que promova uma maior qualidade de vida. A crescente complexidade do processo saúde-doença e a necessidade de um olhar abrangente dos fenômenos humanos e de uma atenção mais complexa e sensível exigem integrar o olhar a técnica, a filosofia, a ética, a política e as disciplinas sociais nas ações do cuidado em saúde. Trata-se de compreender a dinâmica da relação social, acrescida da tecnologia, da ciência, como indissociáveis na produção da saúde, entrelaçando e  permutando os grandes poderes de cada um entre os elementos da relação para ter sucesso no objetivo a ser alcançado.  

Respondido por torres320
3

Esta é uma questão de produção criativa. Por esse motivo, não existe uma resposta que seja padrão. Assim, cada aluno deve elaborar o seu próprio texto. Apesar disso, indicarei, abaixo, alguns pontos que podem te inspirar a elaborar o seu próprio texto.

  • Na introdução, contextualize o tema. Isso pode ser feito por meio de uma contextualização histórica, por exemplo. Você pode aproveitar e inserir elementos de outras áreas do conhecimento. Em seguida, direcione a abordagem, isto é, indique a tese.

  • No desenvolvimento, elabore, no mínimo, dois parágrafos e, no máximo, três parágrafos. Não se esqueça de que cada parágrafo deve ter um tópico frasal, ou seja, uma ideia central.

  • Para finalizar, indique de que forma o problema pode ser solucionado. Coloque a ação que deve ser realizada, quem deve atuar, de que forma pode fazer isso e qual é a finalidade da ação. Além disso, é importante ter um detalhamento.

Em relação ao tema, tente pensar no processo saúde-doença e de que maneira ele se modificou com o decorrer do tempo.

LINK: https://brainly.com.br/tarefa/29934467

BONS ESTUDOS!

Anexos:
Perguntas interessantes