Nesse retrato descrito pelo jesuíta Antonil, no início do século XVIII, o Brasil colônia vivia o momento:
a) do avanço do café na região do Vale do Ribeira e em Minas Gerais. Portugal, no início do século XVIII, percebeu a importância do café como a grande riqueza da colônia, passou então a enviar mais escravos para essa região e a controlá-la com maior rigor.
b) da decadência do cultivo da cana-de-açúcar no nordeste. Em substituição a esse ciclo, a metrópole passou a investir no algodão; para tanto, estimulou a migração de colonos para a região do Amazonas e do Pará. Os bandeirantes tiveram importante papel nesse período por escravizar indígenas, a mão-de-obra usada nesse cultivo.
c) da descoberta de ouro e pedras preciosas no interior da Colônia. A Metrópole, desde o início do século XVIII, buscou regularizar a distribuição das áreas a serem exploradas; como forma de impedir o contrabando e recolher os impostos, criou um aparelho administrativo e fiscal, deslocando soldados para a região das minas.
d) da chegada dos bandeirantes à região das minas gerais. Os bandeirantes descobriram o tão desejado ouro, e a Metrópole se viu obrigada a impedir a corrida do ouro; para tanto, criou leis impedindo o trânsito indiscriminado de pessoas na região, deixando os bandeirantes como os guardiões das minas.
e) do esgotamento do ouro na região das minas. Sua difícil extração levou pessoas de diferentes condições sociais para as minas, em busca de trabalho, e seu esgotamento dividiu a região em dois grupos - de um lado, os paulistas, e, de outro, os forasteiros, culminando no conflito chamado de Guerra dos Emboabas.
Soluções para a tarefa
Resposta:letra C
Explicação: eu fiz no classroom
A ALTERNATIVA C) ESTÁ CORRETA.
- da descoberta de ouro e pedras preciosas no interior da Colônia. A Metrópole, desde o início do século XVIII, buscou regularizar a distribuição das áreas a serem exploradas; como forma de impedir o contrabando e recolher os impostos, criou um aparelho administrativo e fiscal, deslocando soldados para a região das minas.
A descoberta do ouro no Brasil ocorreu de forma simultânea a decadência das plantações de açúcar no nordeste, que ao final do século XVII passaram a disputar com as plantações holandesas na América central.
Desse modo, a metrópole decidiu incentivar explorações ao interior do país em busca de minérios.
Com a descoberta de ouro e outros metais preciosos, pelos bandeirantes, nas regiões que hoje equivalem aos estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, iniciou-se uma verdadeira corrida do ouro para estas regiões, principalmente Minas Gerais.
O movimento migratório ora referido envolveu um contingente de cerca de 50 mil pessoas, entre brasileiros e estrangeiros.
A metrópole, para fiscalizar a extração, criou um sistema de fiscalização e recolhimento, pra evitar desvios.
A história mostra que tais medidas não foram tão eficazes, pois apesar das severas normas de recolhimento e captação de impostos, o contrabando de metais preciosos era constante nesse período.
Aprenda mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/32647326