Nesse paraíso das oligarquias, as práticas eleitorais fraudulentas não podiam desaparecer. Elas foram aperfeiçoadas [...]. Os eleitores continuavam a ser coagidos, comprados, enganados, ou simplesmente excluídos. Os historiadores do período concordam em afirmar que não havia eleições limpas. O voto podia ser fraudado na hora de ser lançado na urna, na hora de ser apurado, ou na hora do reconhecimento do eleito.
Disponível em: . Acesso em: 26 set. 2015. Fragmento.
Esse texto retrata qual prática recorrente durante a Primeira República?
A : Banditismo.
B :Coronelismo.
C :Messianismo.
D :Militarismo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra (B)-Coronelismo
Explicação:Durante a Primeira República, o poder político do país estava centrado nas oligarquias locais, pequenos grupos que sustentavam seu poderio a partir das riquezas produzidas em suas propriedades rurais. Além disso, as práticas políticas estavam marcadas pelo coronelismo, clientelismo e mandonismo.
O texto retrata a prática do coronelismo, muito recorrente durante a Primeira República. Letra B.
A Primeira República, ou República Velha compreende o período entre 1889 a 1930, sendo um momento nebuloso da história brasileira devido a certas práticas inconstitucionais.
Dentre elas, a mais famosa é o Coronelismo, que define um complexo esquema ditatorial dos coronéis (homens ricos e poderosos, especialmente latifundiários), sobre as camadas mais baixas da população, que lhe obedeciam cegamente por meio de benefícios financeiros, ou por ameaça.
Os coronéis a fim de beneficiar determinados candidatos políticos, obrigavam os moradores dos currais eleitorais onde dominavam, a votarem neste candidato, e como o voto ainda não era secreto, as pessoas se viam obrigadas a obedecer.
Fique por dentro do assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/8069645
Bons estudos!