Biologia, perguntado por PamelaMoniqueq, 10 meses atrás

Nesse momento de epidemia , porque ainda nao se utilizam nenhuma vacina para combater o corona virus?

Soluções para a tarefa

Respondido por kbzinapeludo
4

Olá, tudo bem?

Explicação:

Os cientistas ainda estão estudando o que se pode combater o Corona vírus (COVID-19). ✓

→ Enquanto isso devemos tomar cuidado com Fake news e ficar em casa. ✓

Espero ter ajudado :-) Bons estudos!!!

Respondido por larissatrajanofernan
2

Resposta:

Pois ainda não existem...

As vacinas são produtos que protegem as pessoas de serem contaminadas por uma determinada doença. Geralmente contêm o vírus ou a bactéria causadores da enfermidade em forma atenuada ou inativa – ou seja, inofensivos para a saúde. Tecnologias mais atuais também permitem incluir apenas partes desses micro-organismos, como proteínas, e outros tipos de moléculas. Depois de a dose ser injetada, os antígenos levam o corpo a produzir anticorpos para enfrentar esses invasores. Assim, quando a pessoa imunizada realmente for infectada pelo vírus ou bactéria, dificilmente terá a doença ou vai desenvolvê-la numa forma muito mais branda.

O fato de laboratórios na China e nos Estados Unidos terem começado testes com seres humanos não significa que as vacinas contra a Covid-19 estão praticamente prontas, ou que seu desenvolvimento esteja próximo do fim. Na verdade, trata-se de protótipos. Sua eficiência só será comprovada depois dos testes clínicos, divididos em três fases.

Essa é a etapa mais demorada e importante na descoberta de uma imunização. Por meio destes testes serão verificadas a segurança de se aplicar o produto, que pode causar reações adversas, e a sua capacidade de proteger contra o vírus. Apressar essa fase colocaria em risco a população. “A vacina seria a melhor ferramenta [contra o novo coronavírus], porque é uma ferramenta de prevenção, mas é a mais difícil de ser atingida”, afirma Marco Aurélio Krieger, vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Tradicionalmente, a criação de uma vacina pode levar mais de uma década. As iniciativas contra o SARS-CoV-2 estão em um ritmo bem mais acelerado porque apostam em novas tecnologias de desenvolvimento, capazes de abreviar o tempo exigido em algumas etapas do processo. A emergência causada pela pandemia também tem levado agências reguladoras a aceitarem períodos mais curtos para os testes exigidos. Mesmo assim, a previsão dos especialistas é de que uma imunização contra o novo coronavírus levará pelo menos de 12 a 18 meses, o que seria considerado um recorde. Esse prazo só será cumprido se algum dos protótipos de vacinas for realmente eficaz contra o vírus. Senão, o trabalho levará mais tempo. Existem hoje mais de 30 iniciativas que tentam encontrar uma forma de prevenção contra a Covid-19.

Perguntas interessantes