Nesse mês teremos as paraolimpiadas!!,o que seria ideal para promover a inclusão e promover a igualdade e equidade entre todos os participantes?
Soluções para a tarefa
Resposta:
E uma das missões do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) é promover a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade em todas as suas dimensões. Uma ferramenta para atingir essa meta é o esporte. “Historicamente, o esporte salvou vidas de pessoas com deficiência, principalmente no processo de reabilitação e, consequentemente, tiveram outros benefícios”, explicou Bruna Bardella, psicóloga do CPB.
“Hoje, eu vejo que o esporte paralímpico melhora a autoestima, a autoconfiança e a capacidade motora do atleta. Ao melhorar a capacidade motora, a pessoa consegue desenvolver a autonomia e se tornar mais independente. Outra característica que observo nos atendimentos é que um atleta paralímpico sempre tem alguém que o inspira e, ao mesmo tempo, ele é inspiração para alguém. Então, é uma cadeia, o que é super interessante e faz o Movimento Paralímpico crescer. Faz mais pessoas vivenciarem o esporte e criarem redes de relacionamento, assim nós vamos transformando a sociedade”, completou.
O CPB faz diversas ações para promover a prática de esportes e a inclusão de crianças e jovens com deficiência. Um desses projetos é a Escola Paralímpica de Esportes que tem como objetivo promover a iniciação esportiva de crianças entre 10 e 17 anos com deficiência física, visual ou intelectual em nove modalidades: atletismo, bocha, futebol de 5, goalball, judô, natação, parabadminton, tênis de mesa e vôlei sentado. As escolinhas têm como sede o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e atendem mais de 500 alunos, porém, devido à pandemia de Covid-19, as atividades foram suspensas
Explicação:espero ter te ajudado