História, perguntado por tiadocoque264, 9 meses atrás

Nesse governo o chamado “Pacote de Abril”, conjuntos de medidas promulgadas pelo presidente Ernesto Geisel em 1977, representou: *
a institucionalização da ditadura militar, na medida em que criava mecanismos de repressão à oposição, através de uma série de atos institucionais, entre eles o AI-5.
a inauguração da política de abertura lenta e gradual, na medida em que estabelecia o voto direto e universal para a escolha de senadores e deputados.
a reação do governo às conquistas eleitorais da oposição, na medida em que impunha restrições, como a eleição indireta de um terço dos senadores por colégios eleitorais estaduais.
o retrocesso na política de abertura lenta e gradual, na medida em que impunha a censura, até então inexistente, a todos os órgãos de comunicação.
o fim da ditadura militar, na medida em que estabeleceu as eleições diretas para todos os cargos de governo, inclusive a presidência da República.​

Soluções para a tarefa

Respondido por webersonlimasip5qw1i
53

Resposta:

Letra C.

Explicação:

Para responder a questão precisamos lembrar de alguns pontos importantes.

-O processo de abertura política teve início com Geisel, em 1974.

-Nesse mesmo ano, o MDB, na época partido de oposição ao regime, conquistou várias vitórias nas eleições para o legislativo federal. 2 anos depois, em 76, a oposição teve expressivas vitórias nas eleições municipais.

-Esse avanço rápido de forças oposicionistas contrariava o desejo inicial dos militares, que era promover uma abertura lenta, gradual e segura.

-Para conter esse avanço da oposição, Geisel lançou então o chamado ''Pacote de Abril'', em 1977. Basicamente, o Pacote de Abril representou um retrocesso na recém iniciada abertura política.

Bons estudos!

Perguntas interessantes