nesse contexto pré histórico, quem se tornava rei ou chefe dos grupos?
Soluções para a tarefa
Resposta com Explicação:
O Neolítico é uma das fases mais transformadoras da Pré-História. Este período é marcado pelo fim dos processos de glaciação – quando a terra era completamente congelada – e nascimento da escrita pelos povos sumérios.
Também é considerado um dos mais importantes capítulos da evolução humana, pois as primeiras características das sociedades modernas tiveram origem no Neolítico: a invenção das cidades, do comércio e a separação das camadas sociais.
Com o surgimento das primeiras vilas, a divisão das funções tornou-se indispensáveis. No período Neolítico as mulheres assumiam as tarefas da casa, a educação dos filhos, o cuidado com a terra e preparo dos alimentos. Já os homens eram encarregados de caçar, pescar e garantir a segurança da aldeia.
As famílias já moravam na beira dos rios e começaram a construir habitações mais resistentes, com pedra, madeira e barro. As casas de madeira com telhado coberto por folhagens eram as mais comuns. Além da estrutura familiar, novos métodos de organização social e administração surgiram, inclusive as lideranças religiosas e políticas.
O abandono do nomadismo e o desenvolvimento da agricultura permitiram um novo arranjo político para as aldeias, a origem da aristocracia. Nessa categoria de governo a população deve obedecer as ordens de uma classe privilegiada. O domínio do poder fica com os nobres ou as pessoas de sua total confiança.
No domínio aristocrático, as leis eram criadas e a população tinha a obrigação de cumpri-las. Quem não fizesse estaria sujeito às sérias penalidades. Esse tipo de sistema social e político deu início ao Estado e a propriedade privada.
As vilas – que se dividiam de acordo com o parentesco sanguíneo, o idioma ou tradições – passaram a compor as sociedades regidas pelo poder soberano do Estado e seus governantes.