. Nesse contexto e considerando os dados apresentados, avalie as afirmações que se seguem: I. Uma característica importante dessas lutas é a busca pela construção de uma centralização política e econômico-produtiva, buscando por formas já consolidadas de produção, de economias solidárias, a construção de sua unificação material e simbólica não só em relação às forças do mercado, mas também em relação ao Estado e a outros setores da sociedade civil, como os partidos políticos. II. Essas novas lutas emancipatórias e os novos movimentos sociais, hoje presentes na América Latina e no Brasil, trazem como traço marcante na sua constituição uma grande diversidade de origens sociais, culturais, étnicas, raciais e até civilizatórias, que se expressam através de várias linguagens, várias narrativas, vários imaginários e também várias cosmologias. Isso implica uma grande pluralidade de sujeitos coletivos protagonistas. III. Esses novos movimentos têm no centro de sua ação e de seus discursos, uma politização da cultura e uma revalorização das memórias, das tradições comunitárias, da ancestralidade, expressas através da afirmação das múltiplas identidades e diferenças étnicas, de gênero, ambientais, entre outras, criando novas estratégias e inaugurando novas agendas, que entrelaçam a questão de gênero com questões étnicas, ambientais, agrárias. IV. Esses movimentos colocam como desafio a construção de uma ideia de cidadania e de justiça que seja capaz, simultaneamente, de pautar-se na igualdade e na valorização das diferenças. As experiências emancipatórias contemporâneas como um todo, mostram que a agenda e as pautas de lutas dos movimentos sociais estão referenciadas, simultaneamente, nas lutas por uma maior ‘redistribuição material’ dos recursos. É correto o que se afirma apenas em:
Soluções para a tarefa
A busca pelos movimentos emancipatórios está justamente na construção de uma base onde as camadas menos favorecidas possam ser privilegiadas, além de trazer um olhar inclusivo, fortalecendo o caráter que abriga o gênero, a diversidade, a ancestralidade dentre as diferentes narrativas e linguagens. Todas as alternativas estão corretas.
Como podemos observar os movimentos sociais?
A partir deles vemos que se torna dever do estado e das demais instituições sociais buscar fornecer respaldo através de medidas como as políticas públicas e afirmativas.
Por fim, os movimentos sociais, podem ser entendidos como uma manifestação, pacífica de uma camada da sociedade que deseja obter melhorias em determinado setor, onde esse é fato comum nas sociedades democráticas quando existe alguma repressão por parte do Estado.
Mais sobre as instituições sociais:
https://brainly.com.br/tarefa/2384058
#SPJ4