Nesse contexto e considerando os dados apresentados, avalie as afirmações que se seguem: I. Nas entrevistas de emprego, em redações para concursos e vestibulares e em exposições públicas, por exemplo, a variedade linguística exigida, na maioria das vezes, é a padrão, por isso é indispensável conhecê-la bem para adequarmos a comunicação de acordo com a pertinência do momento. II. A variedade não padrão (gírias, regionalismos, jargões) é aquela que deixa de se encaixar no contexto comunicacional. III. O registro padrão sempre é o mais adequado. IV. Em determinadas situações, a variedade não padrão favorece a comunicação entre os falantes. A respeito do assunto, assinale a alternativa CORRETA:
Soluções para a tarefa
Respondido por
27
I e IV são verdadeiras.
A variedade padrão da língua é fundamental na condução de assuntos oficiais, na Academia, ao apresentar trabalhos e ao participar de concursos, sendo fundamental que a dominemos. Nas conversas informais, como entre amigos, contudo, ela não é sempre necessária, de modo que, em alguns casos, comunica-se melhor por meio de uma variedade não padrão que pela padrão.
II e III são falsas, pois as duas variedades são parte do fenômeno da comunicação e em situações informais (ou quando tratamos com alguém que não domina a norma padrão) ela pode não ser a mais adequada.
Respondido por
29
Resposta:
Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
Explicação:
Corrigido pelo Desafio Nota Máxima
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Administração,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás