Nessa tira, a crítica ao "estrategista militar" não é explícita. Para compreender a tira, o leitor deve reconhecer uma alusão a um fato histórico e uma hipótese sobre transmissão genética.
Explique o raciocínio da personagem que critica o estrategista
Soluções para a tarefa
A batalha de Waterloo foi o conflito entre forças francesas, britânicas e prussianas, próximo à aldeia belga que apresenta o mesmo nome do embate. Foi nesse conflito que Napoleão Bonaparte viu suas tropas derrotadas e teve seu governo chegado ao fim.
A graça está diante do fato de que Napoleão saiu do conflito derrotado, ou seja, a estratégia não era boa. É isso que o personagem quer dizer, que a ideia do estrategista é ruim.
Resposta:
a) A tira faz alusão à Batalha de Waterloo, em que Napoleão foi derrotado.
b) A personagem consultada busca a explicação para as qualidades profissionais do “estrategista militar”: se é verdade que este é parente do estrategista de Napoleão em Waterloo, e se é verdade que as características de um ser são transmitidas geneticamente a seu descendente, o fracasso na Batalha de Waterloo – que leva a questionar a competência do assistente de Napoleão – faz pressupor que as qualidades profissionais do estrategista da tirinha são também desastrosas.
Explicação:
Plural