Nessa forma de organizar o Estado, o sistema habilita o governo central a representar as várias entidades territoriais que possuem interesses em comum – por exemplo, defesa, relações exteriores e comunicações – e permite que essas entidades mantenham suas próprias identidades (autonomia), suas próprias leis, planos de ação e usos em diversos campos.Adaptado de GLASSNER, Martin I. Geografia política. Buenos Aires: Editorial Docencia, 2000O texto acima remete a um elemento importante da organização das sociedades contemporâneas: a dimensão político-territorial. No caso, a descrição feita no texto diz respeito ao seguinte tipo de Estado Territorial A Misto. B Federal. C Unitário. D Associado. E Confederado.
Soluções para a tarefa
A letra (B) mostra qual é o tipo de de Estado Territorial que vai ao encontro da descrição colocada no enunciado.
Trata-de do Estado Territorial Federal. Nesse tipo de organização do Estado, cada ente possui independência e autonomia para criar leis, governar e fazer jurisdição (nos limites da lei).
Nessa dimensão, podemos observar que:
a União - possui poderes para governar (Presidência da República), criar leis (Câmara dos Deputados e Senado) e fazer juridição (Poder Judiciário).
os estados - também possuem poderes para governar (por meio dos governadores, que são membros do Poder Executivo), criar leis (Assembleias Estaduais) e fazer juridição (Justiça Estadual).
as cidades - podem ter governantes (prefeitos, que são membros do Poder Executivo) e legisladores (vereadores).
Lute pela realização dos seus sonhos!