Nessa forma de organizar o Estado, o sistema habilita o governo central a representar as várias entidades territoriais que possuem interesses em comum – por exemplo, defesa, relações exteriores e comunicações – e permite que essas entidades mantenham suas próprias identidades (autonomia), suas próprias leis, planos de ação e usos em diversos campos. Adaptado de GLASSNER, Martin I. Geografia política. Buenos Aires: Editorial Docencia, 2000 O texto acima remete a um elemento importante da organização das sociedades contemporâneas: a dimensão político-territorial. No caso, a descrição feita no texto diz respeito ao seguinte tipo de Estado Territorial A Misto. B Federal. C Unitário. D Associado. E Confederado.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A alternativa correta é: B Federal.
A Federação surgiu nos Estados Unidos, a partir da união das colônias britânicas para se protegerem das ameaças externas e das tentativas de recolonização.
Ela foi concebida, inicialmente, como um acordo entre estados que cediam a sua soberania, para integrarem um novo estado, permitindo assim, que essas entidades mantenham suas próprias leis e identidade.
Atualmente ela não possui um modelo padrão, possui uma atuação entre a ampla descentralização de competências aos membros, como acontece nos Estados Unidos (federalismo centrífugo), e a reduzida descentralização, como acontece no Brasil (centrípeto).
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Artes,
1 ano atrás