NEONAZISMO..... 15 pontos! Fale me sobre o neonazismo ( uma folha pelo menos)
Soluções para a tarefa
Apesar da prática racialista ou racista, os neo-nazis não se denominam racistas, promovendo às vezes debates e reuniões sobre seu movimento e culturas opostas à ideologia nazista, com o intuito de engrandecer a favorecer o movimento neonazista. Não raramente estas reuniões são planejadas de modo que induzam jovens a participar destes movimentos. Tais encontros, em que membros se declaram explicitamente a favor da doutrina nazista, são proibidos (por propagação de nazismo) na maioria dos países do mundo, porém muitas vezes tal proibição é relevada, como acontece em alguns países da Europa e nos EUA.
O neonazismo (do latim, “neo” significa novo) é um movimento contemporâneo inspirado nos ideais nazistas.
Ele começou a surgir no final dos anos 70 em diversas partes do mundo.
Em outras palavras, o neonazismo é a retomada do nazismo por meio da manifestação racista de grupos violentos.
Vale lembrar que em muitos países, é proibido cometer crimes de teor nazista (crime de apologia nazista) sendo a intolerância o principal fator de desenvolvimento desses grupos. Esses são formados sobretudo, por jovens, os chamados “neo-nazis” ou “neonazistas”.
Atualmente, com a expansão da era da informática, é possível encontrar grupos xenófobos e de inspiração neonazistas nas redes sociais.
Embora possuam notadamente as inspirações do movimento nazista, muitos neonazistas não se consideram racistas. Por vezes, realizam discursos contra o nazismo, pregando assim, a independência do movimento.
Ainda assim, muitos grupos acreditam que o holocausto, o genocídio em massa que matou cerca de 6 milhões de judeus, é um número exagerado. Sendo assim, eles tentam minimizar o impacto dos horrores que os nazistas causaram.
Os movimentos neonazistas começaram a surgir no Brasil nos anos 80. Embasados nas ideais de segregação racial e étnica, o neonazismo reforça o racismo no país.
Os maiores números de grupos neonazistas no Brasil são compostos por jovens brancos, e, em sua maioria homens com ensino superior. Eles estão concentrados na região sul do país (Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina).
Além dele, tem crescido muito nas últimas décadas nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal.
Os principais grupos neonazistas no Brasil são:
Carecas Skinheads Neuland