Nenhuma sociedade é homogênea, com o poder distribuído democraticamente entre todos. Ao contrário, há sempre um grupo hegemônico, ou alguns grupos hegemônicos, que dá as cartas, que tem o poder de estabelecer os valores, as práticas sociais, que serão tidas como “normais” e, portanto, desejáveis.
Assim, podemos afirmar que:
I – Todas as práticas sociais vinculadas aos grupos LGBT são caracterizadas como anormais e devem ser evitadas, em especial, se for publicamente.
II – A hegemonia de certos grupos pode ser contestada e, geralmente é. É comum vermos os meios de comunicação de massa, nem todos, é claro, apresentarem um posicionamento mais aberto em relação aos comportamentos sexuais, e isso é uma forma de contestação.
III – Todo grupo hegemônico tem o direito de estabelecer o que é certo e o que é errado, o que é bom e o que é mal. Assim, os grupos que não se encaixam no perfil determinado, devem se conformar e se colocar no seu devido lugar, e não ficar tentando convencer as pessoas de que são diferentes, pois são diferentes porque querem.
Assinale a alternativa CORRETA:
a.
Todas as afirmações estão corretas.
b.
Apenas a afirmação III está correta.
c.
Apenas a afirmação II está correta.
d.
As afirmações I e III estão corretas.
e.
As afirmações I e II estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
29
Alternativa correta.
c. Apenas a afirmação II está correta.
Apenas a letra C encontra-se correta, pelo fato de que as outras alternativas não somente estão incorretas, como soam bastante preconceituosas.
De fato, vivemos em uma sociedade com grupos hegemônicos, principalmente em relação à sexualidade.
Todavia, estes grupos podem e dever ser contestados, para que outros grupos possam se reafirmar e buscar pelos seus próprios direitos, de forma a convivermos em harmonia e respeito.
Respondido por
18
Resposta:
c. Apenas a afirmação II está correta.
Explicação:
eu fiz, acertei
Perguntas interessantes
Pedagogia,
6 meses atrás
ENEM,
6 meses atrás
ENEM,
6 meses atrás
Artes,
6 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás