Nenhuma espécie invasora causou tanto problema na região dos Grandes Lagos da América do Norte quanto a lampreia-marinha. Esse animal possui corpo alongado e uma boca com grande poder de sucção. A lampreia prende-se à pele de um peixe e usa sua língua raspadora para perfurar a carne da vítima, podendo permanecer ali por até um mês se alimentando do sangue e dos fluidos corporais da presa. Em seu habitat natural, a lampreia é componente importante da cadeia alimentar. Os problemas só começam quando passa de espécie nativa para invasora.(Folha de S.Paulo, 20.02.2016. Adaptado.) Explique por que a lampreia-marinha não se tornou um problema em seu habitat natural. Demonstre qual poderá ser a consequência, para as espécies locais, da invasão da lampreia-marinha na região dos Grandes Lagos da América do Norte.
Soluções para a tarefa
Em seu habitat natural a presença da lampreia-marinha não se tornou um problema pois nele há predadores naturais para esse animal. Entretanto, quando a lampreia-marinha invade outras regiões isso acaba não acontecendo, o que desequilibra o ecossistema e se torna um problema.
A lampreia-marinha também é conhecida como peixe-vampiro, pois consegue se prender a pele dos peixes e se alimenta, por algum tempo, do sangue e fluidos corporais deles. Desta forma, a lampreia-marinha se torna um predador para os peixes locais, já que se alimenta deles.
Espero ter ajudado, bons estudos :)
a) Ambos os animais citados apresentam respiração branquial. Por outro lado a enguia possui mandíbula (gnatostomada), enquanto a lampreia-marinha não possui (agnata).
b) Em seu habitat natural a lampreia-marinha está inserida em um equilíbrio populacional mantido pela presença de predadores e parasitas naturais, que controlam o crescimento de sua população. Ao ocupar um novo ambiente sua população poderá crescer rapidamente pela falta de predadores e parasitas naturais, além de eventualmente encontrar farta alimentação e espaço no novo ambiente