Química, perguntado por thaisdeassisclcosta9, 11 meses atrás

Negro Não Nego

MC Mestiço

Minha pele é parda

Meu cabelo é enrolado

Eu digo que sou negro

Eles dizem que sou mulato

Mulato vem de mula

E eu não sou bicho

Eu repito que sou negro

Eles insistem que sou mestiço

Olhe nos olhos daquela criança o que você vê?

Eu vejo o reflexo do que tá na TV

Olhe nos olhos daquela criança, o que você acha?

Ela é feliz, aprendendo que seu cabelo não se enquadra?

Olhe pra ela, querendo ser que nem a modelo

Diz porque uma criança de 10 anos alisa o cabelo?

A única negra em destaque chamam de mulata

E quando falam da minha cor, eles chamam de raça

Aquela criança vai crescer com as novelas

Onde só tem preto nas senzalas e nas favelas

Aquela criança não vai querer ser negra em nada

E o IBGE adora colocar pessoas negras como pardas

País multiétnico só nas pesquisas

Porque quando olho pra TV, brancos são maioria

Não é complexo esse seu preconceito, caô

É complexo esse teu medo de se ver inferior

Marcado na pele, o que eu sou, a minha índole

O seu racismo, não é a minha síndrome

Navios negreiros roubaram nossa auto estima

Capitães do mato traíram a nossa melanina

Foram anos de ódio, não existe um dia

Um feriado é muito pouco, não cura quem discrimina

Somos todos iguais, não na fila do banco

A porta sempre trava quando um preto ta passando

Me odeiam pela minha cor, dedo em riste

Tenho orgulho do que eu sou, eles não, são infelizes

Meu cabelo enrolado é bom, aceita isso aí

No fim das contas, só seu preconceito que é ruim

Me falou que cabelo ruim é cabelo crespo

O mesmo acha que a princesa libertou os negro

Me falou que dia da consciência negra é regresso

O mesmo falou o cara que sofre de racismo inverso

Senhor de engenho porque me odeia tanto?

Construí esse País e quem ficou com a glória foi um branco

Nas minhas costas que os pilares se ergueram

Cotas? Nunca pedi pra ser escravo, esqueceram?

Cota não é segregação, é inclusão,

Se você é branco, não vai perder sua vaga pra mim não

Não precisa esconder a bolsa, para!

400 anos de escravização dinheiro nenhum pode pagar

E se eu não quero ter que ouvir suas piada

Não é vitimismo é que a gente não vê graça

01-Tomando como base o texto que você leu e de acordo com seus conhecimentos, escreva uma redação sobre: "o que é racismo" ? ​

Soluções para a tarefa

Respondido por majumor19
3

Racismo consiste no preconceito e na discriminaçãocom base em percepções sociais baseadas em diferenças biológicas entre os povos. Muitas vezes toma a forma de ações sociais, práticas ou crenças, ou sistemas políticos que consideram que diferentes raças devem ser classificadas como inerentemente superiores ou inferiores com base em características, habilidades ou qualidades comuns herdadas. Também pode afirmar que os membros de diferentes raças devem ser tratados de forma distinta.

Alguns consideram que qualquer suposição de que o comportamento de uma pessoa está ligado à sua categorização racial é inerentemente racista, não importando se a ação é intencionalmente prejudicial ou pejorativa, porque estereótipos necessariamente subordinam a identidade individual a identidade de grupo. Na sociologia e psicologia, algumas definições incluem apenas as formas conscientemente malignas de discriminação.

Entre as formas sobre como definir o racismo está a questão de se incluir formas de discriminação que não são intencionais, como as que fazem suposições sobre preferências ou habilidades dos outros com base em estereótipos raciais, ou formas simbólicas e/ou institucionalizadas de discriminação, como a circulação de estereótipos étnicos pela mídia. Também pode haver a inclusão de dinâmicas sociopolíticas de estratificação socialque, por vezes, têm um componente racial. Algumas definições de racismo também incluem comportamentos e crenças discriminatórias baseadas em estereótipos culturais, nacionais, étnicos ou religiosos. Uma interpretação do termo sustenta que o racismo é melhor entendido como "preconceito aliado ao poder", visto que sem o apoio de poderes políticos ou econômicos, o preconceito não seria capaz de manifestar-se como um fenômeno cultural, institucional ou social generalizado.Alguns críticos do termo afirmam que ele é aplicado diferencialmente, com foco em preconceitos que partem de brancos e de formas que definem meras observações de eventuais diferenças entre as raças como racismo.

Enquanto raça e etnia são considerados fenômenos distintos na ciência social contemporânea, os dois termos têm uma longa história de equivalência no uso popular e na literatura mais antiga das ciências sociais. O racismo e a discriminação racial são muitas vezes usados para descrever a discriminação com base étnica ou cultural, independente se essas diferenças são descritas como raciais. De acordo com a Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial das Organização das Nações Unidas (ONU), não há distinção entre os termos "discriminação racial" e "discriminação étnica", sendo que a superioridade baseada em diferenças raciais é cientificamente falsa, moralmente condenável, socialmente injusta e perigosa, além de não haver justificação para a discriminação racial, em teoria ou na prática, em qualquer lugar do mundo.

Na história, o racismo foi uma força motriz por trás do tráfico transatlântico de escravos e de Estadosque basearam-se na segregação racial, como os Estados Unidos no século XIX e início do século XX e a África do Sul sob o regime do apartheid. As práticas e ideologias do racismo são universalmente condenadas pela ONU, na Declaração dos Direitos Humanos. Ele também tem sido uma parte importante da base política e ideológica de genocídios ao redor do planeta, como o Holocausto, mas também em contextos coloniais, como os ciclos da borracha na América do Sul e no Congo, e na conquista europeia das Américas e no processo de colonização da África, Ásia e Austrália.

Espero ter ajudado ^^

Respondido por vitoriamartinez37
2

Resposta:

acho que racismo, uma coisa que ja não deveria existir, é conjunto de teorias e crenças que estabelecem uma hierarquia entre as raças, entre as etnias

acho que é uma coisa que vem dos pais, até por que ninguem nasce racista, a criança faz o que aprende com os pais, se a criança viu o pai, a mãe ou alguem fazendo alguma coisa, a criança vai querer fazer tambem só pelo fato de ser criança, e criança ser curiosa e se os pais não corrigirem o que estiver errado, a criança vai continuar fazendo, por exemplo o racismo. se os pais fazem uma piada racista com algum amigo negro, a criança vai chegar na escolinha, e vai fazer a mesma piada com o amigo, por que escutou da boca dos pais, por isso achou certo. e por falta da educação dos pais, ele pode virar um racista. brancos tem seus privilegios só pelo fato de serem brancos, sendo pobre ou não, são privilegiados. mas, obvio que o branco não tem culpa de ser branco, mas ele pode usar o privilegio dele pra ajudar a lutar contra o racismo, a descriminação.

fora que a palavra "negro" ja é uma coisa horrivel de se chamar alguem, a palavra negro só é usada pra coisas ruins. por exemplo " a peste negra" "lista negra" "mercado negro" "não sou tuas nega", a palavra negro geralmente é usada pra coisas ruins.

eh isso q eu acho k, ficou grande, eu sei ksjs

Perguntas interessantes