Pedagogia, perguntado por cleidinhaxavier, 1 ano atrás

Naura Syria Carapeto Ferreira (2001, p. 93) considera que: Como prática educativa, a supervisão educacional, independentemente da formação específica em uma habilitação no curso de pedagogia, em cursos de pós-graduação ou como conjunto de conteúdos desenvolvidos no curso de pedagogia, constitui-se num trabalho profissional que tem o compromisso de garantir os princípios de liberdade e solidariedade humana, no pleno desenvolvimento do educando, no seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho e, para isso, assegurar a qualidade do ensino, da educação, da formação humana. Considerando o apontamento de Ferreira (2001), qual a maior diferença de atuação entre Supervisão Educacional e Coordenação Pedagógica?

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
14
O Supervisor Educacional tem um papel articulador junto a escola e atua, normalmente, na Secretaria da Educação, já o Coordenador Pedagógico trabalha diretamente dentro da escola e tem como objetivo garantir a formação continuada da equipe de professores e as articulações educacionais neste ambiente.
Respondido por rfpdosantos
5

Aap2 - Fundamentos da Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica

1)  A Coordenação pedagógica tem raiz na Supervisão Educacional que por sua vez se originou das habilitações dos cursos de Pedagogia e ao longo dos anos vem sofrendo mudanças e desafios sobre seu papel e identidade.

Considerando o processo histórico que a Pedagogia sofreu no decorrer dos anos, como se dava na sua concepção inicial na grade curricular?

R: c)  Dividindo-se em duas: licenciatura e bacharel, com 4 anos: 3 de conteúdos bases e 1 de Didática.

2)  Naura Syria Carapeto Ferreira (2001, p. 93) considera que: Como prática educativa, a supervisão educacional, independentemente da formação específica em uma habilitação no curso de pedagogia, em cursos de pós-graduação ou como conjunto de conteúdos desenvolvidos no curso de pedagogia, constitui-se num trabalho profissional que tem o compromisso de garantir os princípios de liberdade e solidariedade humana, no pleno desenvolvimento do educando, no seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho e, para isso, assegurar a qualidade do ensino, da educação, da formação humana.

Considerando o apontamento de Ferreira (2001), qual a maior diferença de atuação entre Supervisão Educacional e Coordenação Pedagógica?

R: e)  O Supervisor Educacional tem um papel articulador junto a escola e atua, normalmente, na Secretaria da Educação, já o Coordenador Pedagógico trabalha diretamente dentro da escola e tem como objetivo garantir a formação continuada da equipe de professores e as articulações educacionais neste ambiente.

3)  Quando fazemos uma análise sobre os dados levantados pela pesquisa realizada pela Fundação Victor Civita em junho de 2011, no Estado de São Paulo, percebemos que as atribuições da Resolução 88/2007 apontada no documento, trata da articulação pedagógica junto a professores e comunidade escolar que o Coordenador Pedagógico deve fazer, com o papel de acompanhar e avaliar o processo de aprendizagem, atuar na construção de um espaço coletivo de construção permanente da prática docente e assumir o trabalho de formação continuada dentre outras questões apontadas.

Considerando a pesquisa exposta acima e a questão histórica apresentada, quais os grandes desafios que o Coordenador Pedagógico possui?

R:  b)  Seu maior desafio é articular-se junto aos demais agentes educacionais da escola em busca de um espaço coletivo de construção permanente da prática pedagógica, efetivando a formação continuada e de qualidade do professor e, por consequência, melhorando a qualidade da entrega ao aluno.

4)  “Para melhor entender essas relações, escolhemos, neste texto, o coordenador pedagógico como ator privilegiado para nossa discussão. A escolha se deve ao fato de entendermos que ele tem, na escola, uma função articuladora, formadora e transformadora.  Portanto, é o elemento mediador entre currículo e professores. Assim, esse profissional será, em nosso modo de ver, aquele que poderá auxiliar o professor a fazer as devidas articulações curriculares, considerando suas áreas específicas de conhecimento, os alunos com quem trabalha a realidade sociocultural em que a escola se situa e os demais aspectos das relações pedagógicas e interpessoais que se desenvolvem na sala de aula e na escola. Esclarecemos, inicialmente, que não aceitamos o coordenador pedagógico como “tomador de conta dos professores”, nem como “testa de ferro” das autoridades de diferentes órgãos do sistema”. - PLACCO, 10 DE setembro DE 2011 - Fonte: Revista Educação.  Escolha a alternativa que apresente quatro atribuições fundamentais do Coordenador Pedagógico nos dias atuais:

R: e)  Articular junto ao Diretor o Projeto Político Pedagógico, atuar na formação continuada dos professores, garantir a reunião semanal para o trabalho pedagógico e dar atendimento individual aos professores com o objetivo de acompanhar de fato a ação pedagógica.

Perguntas interessantes