Português, perguntado por regianemoraes16, 9 meses atrás

Naturalismo fundamentou-se na ideia, extraída do pensamento científico da época, de que o homem é um produto do meio, da hereditariedade e do momento. Partindo de tal princípio, procurava fazer da ficção uma forma de estudar e diagnosticar leis que regiam o comportamento de pessoas e grupos na esfera social em que atuavam. Bom-Crioulo , romance de Adolfo Caminha, publicado em 1895, coloca em cena questões incômodas para a moral vigente e instituições do Estado. Com base no exposto, é INCORRETO afirmar, sobre a obra "Bom-Crioulo" , que : *

a) O personagem Aleixo, que dá título ao romance, escravo fugitivo, tornou-se um marinheiro violento, justificando-se, com isso, a tese determinista e naturalista, de que o meio, a raça e a hereditariedade moldam o indivíduo.

b) O enredo foca em uma relação homossexual entre um negro e um branco, que a narrativa pontua, em alguns momentos, como caso patológico, apresentando um desfecho trágico.

c) O enredo ilustra e compara reações e desejos de Amaro com os de animais, metaforizando, como exemplo de romance naturalista, a obediência instintiva às “leis naturais”.

d) O título e o enredo do romance apresentam, ao mesmo tempo, ironia e discriminação por marcar um preconceito e caracterizar Amaro como violento, baderneiro e criminoso.

e) O tratamento repressivo, dispensado aos marinheiros que quebravam a disciplina imposta pelos comandantes, é salientado amplamente, inclusive os castigos corporais.

Soluções para a tarefa

Respondido por borboletaazul788
0

Resposta: Alternativa A

Explicação: Tava estudando essa questão agora a pouco, e o item correto é esse.

Perguntas interessantes