Nativos digitais são uma geração de pessoas rápidas, seja no imediatismo com que uma resposta é esperada ou pela velocidade com que estão acostumados a receber informação. A respeito das características dessa geração, assinale a alternativa CORRETA:
A) Nativos digitais são orientados para resultados.
B) Nativos digitais são imediatistas.
C) Nativos digitais são conectados.
D) Nativos digitais são conectados
Soluções para a tarefa
Resposta:
Nativos digitais são conectados.
Explicação:
Marc Prensky. Nativos Digitais Imigrantes Digitais. 2001. De On the Horizon (NCB University Press, Vol. 9 No. 5, outubro Tradução Roberta de Moraes Jesus de Souza
O declínio da educação dos EUA é ignorado; os alunos mudaram, porém o sistema não. Chamam de “singularidade” a chegada da tecnologia digital no fim do século XX.
Um aluno graduado passou em média lendo menos tempo do que na web. É provável que as mentes deles mudaram fisicamente–sendo diferentes das nossas. A denominação utilizada é Nativos Digitais. Nossos estudantes são “falantes nativos” da linguagem digital. Os nascidos naquela época, adotaram a nova tecnologia sempre serão chamados de Imigrantes Digitais. Adaptando-se ao ambiente, mantém “sotaque”. Foram “socializados” estão em processo de aprendizagem de uma nova linguagem. O problema que a educação enfrenta é que os instrutores, que usam a linguagem pré-digital estão lutando para ensinar um público que fala uma linguagem nova. As escolas sentem ter criado uma população de sotaque forte, incompreensíveis para ensiná-los. Geralmente não entendem o que os Imigrantes dizem. Eles processam múltiplas tarefas e trabalham melhor ligados a uma rede de contatos. Preferem jogos ao trabalho sério. Do ponto de vista dos Nativos seus instrutores os desmotivam com sua forma de educar com comparações então eles os culpam de não prestarem atenção! Os Nativos Digitais deveriam aprender as velhas formas, ou os educadores Imigrantes Digitais deveriam aprender as novas? Improvável que os Nativos Digitais regredirão, pois, as mentes já estão diferentes. Crianças aprendem linguagem facilmente e resistem em usar a velha. Os adultos imigrantes aceitam que não conhecem o novo mundo e tiram vantagens das crianças a ajudá-los e integrar-se. Os imigrantes passam o tempo lamentando de como eram boas as coisas em seu “velho país”. Os professores de hoje têm que aprender a se comunicar na língua e estilo de seus estudantes. Não conseguir ensinar lógica de outra maneira. Segundo, nosso conteúdo. Parece que depois da “singularidade” digital há dois tipos de conteúdo: conteúdo “Legado” e conteúdo “Futuro”. O conteúdo “Legado” tudo do nosso currículo “tradicional”. O conteúdo “Futuro” é em grande escala, o que não é surpreendente, digital e tecnológico, também inclui ética, política, sociologia, línguas. “aprender algo novo” ou “aprender novas maneiras para fazer algo antigo”. A adaptação de materiais à linguagem dos Nativos Digitais já foi feita com sucesso. Há pouco tempo um grupo de professores me apareceu com um desenho auxiliado pelo computador (CAD) inventado para engenheiros mecânicos. Foram obrigados a entrar no mundo digital. Nosso objetivo era eliminar completamente qualquer linguagem que tivesse traços de educação. No final os professores e seu pessoal conseguiram êxito de forma brilhante, se os educadores Imigrantes Digitais realmente querem alcançar os Nativos Digitais, eles terão que mudar. Terão sucesso a longo prazo e seus sucessos virão mais rapidamente se seus administradores apoiá-los.
PALAVRAS CHAVE: Nativos Digitais; Imigrantes Digitais; Educação; Aprendizagem.p.