ENEM, perguntado por victoriapoubel, 10 meses atrás

Nassau chegou em 1637 e partiu em 1644, deixando a marca do administrador. Seu período é o mais brilhante de presença estrangeira. Nassau renovou a administração (...) Foi relativamente tolerante com os católicos, permitindo-lhes o livre exercício do culto. Como também com os judeus (depois dele não houve a mesma tolerância, nem com os católicos e nem com os judeus - fato estranhável, pois a Companhia das Índias contava muito com eles, como acionistas ou em postos eminentes). Pensou no povo,
dando-lhe diversões, melhorando as condições do porto e do núcleo urbano (...), fazendo museus de arte, parques botânicos e zoológicos, observatórios astronômicos". (Francisco Iglésias)
Esse texto refere-se:
(A) à chegada e instalação dos puritanos ingleses na Nova Inglaterra, em busca de liberdade religiosa.
(B) à invasão holandesa no Brasil, no período de União Ibérica, e à fundação da Nova Holanda no nordeste açucareiro.
(C) às invasões francesas no litoral fluminense e à instalação de uma sociedade cosmopolita no Rio de Janeiro.
(D) ao domínio flamengo nas Antilhas e à criação de uma sociedade moderna, influenciada pelo Renascimento.
(E) ao estabelecimento dos sefardins, expulsos na Guerra da Reconquista Ibérica, nos Países Baixos, e à fundação da Companhia das Índias Ocidentais.

Soluções para a tarefa

Respondido por ProjetoPolímata
642

Oi, tudo bom?

Entenda:

Quem foi Maurício de Nassau e por que ele foi importante para o Nordeste holandês?

Os holandeses invadiram o Nordeste brasileiro entre 1630 a 1654, sendo a administração de Maurício de Nassau a mais notável da presença holandesa no Brasil, na chamada Nova Holanda. Nassau foi um conde alemão-holandês responsável por governar a colônia holandesa, chegando em terras brasileiras em 1637 e permanecendo até 1644, como destaca o texto base. Nassau é muito lembrado por estabelecer a tolerância religiosa, trazer missões artísticas europeias para o Brasil, aumentar a eficiência na produção de açúcar e melhorar a infraestrutura da região.

Sendo assim, esse texto refere-se:

(B) à invasão holandesa no Brasil, no período de União Ibérica, e à fundação da Nova Holanda no nordeste açucareiro.

Estude mais em:

  • As realizações de Nassau

https://brainly.com.br/tarefa/3516088

  • Quais acontecimentos geraram a rivalidade entre holandeses e espanhóis antes da invasão holandesa?

https://brainly.com.br/tarefa/22870854

Bons estudos!

Anexos:
Respondido por nataliafransantos
26

Sobre o período da administração de Nassau no Brasil está correta a letra b.

Maurício de Nassau  era funcionário da Companhia das Índias Ocidentais,  uma empresa que esteve presente  na América portuguesa,  quando os holandeses invadiram o litoral nordestino.

Sua presença no Brasil marcou a região pelo seu estilo diferente de governar. Nassau fez de tudo para os senhores de engenho colaborassem com os holandeses, cobrando apenas a metade do valor dos impostos. O administrador procurava ouvir e atender as reclamações dos habitantes da região. Várias vezes adiou a cobrança de impostos dos proprietários em dificuldades. Foi o responsável pela construção de várias obras na região.  

Apesar dos esforços e do talento administrativo de Nassau,  os holandeses haviam gasto muito dinheiro na na guerra contra a Espanha,  o que fez com que a Companhia das Índias Ocidentais demitisse Maurício de Nassau, pois desejava obter maiores resultados financeiros com a exploração da região, e nomeasse novos administradores, que  passaram a cobrar dívidas antigas,  cortando os financiamentos que haviam sido concedidos anteriormente, desagradando a população local.  

Bons estudos !

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/12076573

Anexos:
Perguntas interessantes