História, perguntado por lucas200253, 1 ano atrás

Nascimento cultural e reforma protestante

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
2
A Reforma Protestante- A Reforma Protestante foi um movimento religioso, econômico e político de contestação à igreja católica, que resultou na fragmentação da unidade cristã e na origem do protestantismo. 

No início do século XVI, a Alemanha era a região européia mais propensa a um rompimento definitivo com a Igreja. Entre os alemães, as motivações econômicas, sociais e políticas que os afastavam da Igreja Católica eram mais fortes do que em qualquer outro povo da Europa. 

A Reforma Protestante é resultado de diversos fatores, a começar pelas mudanças resultadas do renascimento, as novas concepções do mundo e do pensamento, indivíduos mais críticos, a população com maior aproximação dos livros, e o enfraquecimento da Igreja Católica e seus conflitos, os fiéis estavam insatisfeitos e decepcionados com a irreverência do comportamento de alguns padres.

Nacimento Cultural- O Renascimento Cultural foi um movimento que teve seu início na Itália no século XIV e se estendeu por toda a Europa até o século XVI.

Os artistas, escritores e pensadores renascentistas expressavam em suas obras os valores, ideais e nova visão do mundo, de uma sociedade que emergia da crise do período medieval.

Na Idade Média, grande parte da produção intelectual e artística estava ligada à Igreja. Já na Idade Moderna, a arte e o saber voltaram-se para o mundo concreto, para a humanidade e a sua capacidade de transformar o mundo.



Perguntas interessantes