Nasci na Gabela, na terra do café. Da terra recebi a cor escura de café, vinda da mãe, misturada ao branco defunto do meu pai, comerciante português. Trago em mim o inconciliável e é este o meu motor. Num Universo de sim ou não, branco ou negro, eu represento o talvez. Talvez é não, para quem quer ouvir sim e significa sim para quem espera ouvir não. A culpa será minha se os homens exigem a pureza e recusam as combinações? Sou eu que devo tornar-me em sim ou em não? Ou são os homens que devem aceitar o talvez? Face a este problema capital, as pessoas dividem-se aos meus olhos em dois grupos: os maniqueístas e os outros. É bom esclarecer que raros são os outros, o Mundo é geralmente maniqueísta.
PEPETELA. Mayombe. São Paulo: Leya, 2013.
Considere as seguintes afirmações sobre alguns elementos linguísticos do texto.
I. Nas sentenças “Trago em mim o inconciliável” e “eu represento o talvez” ocorre a substantivação de um adjetivo e de um advérbio, respectivamente, ocasionada pelo uso do artigo definido.
II. Em “Sou eu que devo tornar-me em sim ou em não?”, a regência do verbo tornar-se justifica-se por assimilação semântica com o verbo transformar-se.
III. O pronome este no trecho “Trago em mim o inconciliável e é este o meu motor” funciona como adjetivo que modifica o termo “inconciliável”.
Está correto o que se afirma em
A
I, somente.
B
II, somente.
C
I e II, somente.
D
I e III, somente.
E
II e III, somente.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Ao ler o texto de Mayombe abordado pela questão, é possível concluir que está correta a alternativa D.
I- (CORRETA) De fato ocorre uma substantivação pois é possível ver a mudança da classe de palavras em "talvez" e "inconciliável" dentro das orações destacadas.
II- (FALSA) A informação está errada, pois a regência do verbo no infinitivo pessoal flexionado do verbo tornar, se faz necessária. E sua necessidade não está relacionada ao significado de transformar.
III- (VERDADEIRA) O pronome este funciona como um determinante, gerando a modificação da classe gramatical do termo inconciliável.
Perguntas interessantes