Nasceu em Curitiba – Pr, 14 de julho de 1925, formou-se em direito e escreveu por muito tempo em folhetos regionais de pouco expressão. Em 1945 lançou seu livro “Sete anos Sete de Pastor”, nos anos seguintes foi editor da revista Joaquim e continuou escrevendo e deixando registrado seu estilo marcante dentro da literatura nacional. A obra do autor é polêmica e rica em discussões sociais, sexuais, conflitos pessoais, amorosos e seu olhar cotidiano, misturando realidade e fantasia, por isso entende-se que “na medida que se acentua o valor estético da obra ficcional, o mundo imaginário se enrique e aprofunda, perdendo o raio de intenção dentro da obra e tornando-se, por sua vez, transparente a planos mais profundos, imanentes a própria obra”, afirma Antonio Candido (1985, p. 42), é o que ocorre na obra de Dalton Trevisan. CANDIDO, A. A personagem de ficção. São Paulo: Editora Perspectiva, 1985. Na sequência, leia o conto “Chove Chuva”, Após ler o conto, nota-se que há um estilo moderno em narrar, ou seja, em contar a história, explique e exemplifique as técnicas usadas pelo autor no conto. Após isto, levante a temática do texto e as possibilidades sobre o sentido da chuva na história contada. Lembre-se que o texto não precisa de título, desenvolva no mínimo 20 linhas e no máximo uma página (do editor de textos Word), utilize a linguagem formal, cite trechos do texto para fundamentá-lo e, se necessário, use teóricos para fundamentar a sua posição.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
As técnicas utilizadas pelo autor Dalton Trevisan em seu conto “Chove Chuva”, assim como sua temática e as possibilidades de sentido para a chuva, é preciso compreender o que é uma narrativa moderna e as principais características do autor.
O que é narrativa moderna
A narrativa moderna é um tipo de texto escrito em linguagem coloquial (linguagem do cotidiano) no gênero prosa, crônica ou conto, que apresenta características informais e intimistas.
Geralmente, neste tipo de texto, o assunto beira acontecimentos mundanos e o humor é utilizado como forma de suavizar tais acontecimentos.
Características da narrativa moderna
Sua narrativa é descontraída, simples e despojada;
O tema principal está, quase sempre, ligado à vida cotidiana;
Sua linguagem é coloquial;
Apresenta o humor como forma de amenizar assuntos delicados;
São narrativas breves e que vão direto ao foco principal da história;
Como o próprio nome diz, as narrativas modernas acompanham seu tempo, sofrendo alterações.
Quem é Dalton Trevisan
Nascido em Curitiba, capital do Paraná, em 1925, Dalton Trevisan é um escritor premiado considerado o maior contista brasileiro contemporâneo.
Conhecido como “O Vampiro de Curitiba”, uma referência ao conto homônimo e ao fato de preservar sua privacidade, ao restringir suas aparições públicas, liderou o grupo literário responsável pela revista Folhetim, principal publicação da geração modernista brasileira.
Características das obras do autor
Apresenta Curitiba como principal pano de fundo de suas obras;
Possui uma linguagem debochada e sarcástica em relação a sociedade moderna;
Seus contos giram em torno de tragédias, traições e desilusões cotidianas;
Seu estilo é breve e conta com metáforas e ironias;
O humor ácido é uma das vertentes de suas obras.
Principais obras do autor
Novelas nada Exemplares (1959)
O Vampiro de Curitiba (1965)
O Pássaro de Cinco Asas (1968)
Os Desastres de Amor (1968)
Em Busca de Curitiba Perdida (1992)
O Beijo na Nuca (2014)