Nas várias estruturas de mercado, as firmas dependem e são influenciadas, fundamentalmente, pelas seguintes características:
a) Quantidade de vendedores e compradores: diz-se que os papéis dos agentes tornam-se negligenciáveis sobre o comportamento de preços.
b) Tipo do produto fabricado: nesse caso, segundo a teoria microeconômica, os produtos podem ser classificados como homogêneos/idênticos ou diferenciados.
c) Se existem ou não barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado: nos mercados menos atomizados, as firmas podem estabelecer estratégias para desenvolver barreiras para que a entrada de concorrentes seja dificultada. Exemplo disso é a utilização de políticas de preços, domínio de mercado, etc.
Com base nisso, vamos ao desafio:
1) De acordo com as características colocadas, apresente pelo menos 3 (três) exemplos de empresas pertencentes ao mercado competitivo e 3 (três) exemplos de empresas ol
Soluções para a tarefa
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Inicialmente é importante destacar as principais características do mercado competitivo e do oligopólio. A firma no mercado competitivo (também chamado de concorrência perfeita), tem como principais características: grande número de vendedores/produtores e consumidores/ compradores, e ambos não possuem poder de preço, pois são chamados de price takers; as firmas são pequenas em relação ao mercado e seus produtos elaborados são homogêneos, sendo substitutos perfeitos entre si; não existem barreiras para entrada e tão pouco para a saída das firmas em um setor; segundo a teoria, a empresa em regime de concorrência perfeita só fixa a quantidade a ser vendida, pois o preço já está fixado pelo mercado.
Por outro lado, o oligopólio, conforme etimologia representa o poder de poucos, ou seja, o poder de mercado com poucas empresas. O oligopólio é representado por um número limitado de empresas com vários compradores de seus produtos. Essas empresas podem vender produtos que são homogêneos, como é o caso da indústria cimenteira, ou vender produtos heterogêneos, como a indústria automobilística.
A partir disso:
1) Na concorrência perfeita, as empresas são mais rudimentares, podemos exemplificar:
- Mercado de hortifrúti (verduras,legumes como tomate, cenoura, etc.).
- Produtos artesanais, sobretudo vendidos em feiras (sandálias, bolsas, etc.).
- Vendedores informais ou mercado ilegal (doces e balas em sinal de trânsito, CD e DVD pirata, etc.).
No oligopólio, as empresas são mais sofisticadas e o custo da produção ou fornecimento é muito elevado, por exemplo:
- Montadoras de automóveis (Fiat).
- Fabricantes de pneus (Continental).
- Telefonia celular (Oi).
2) As empresas no mercado competitivo são sempre tomadoras de preço, pois não possuem poder de mercado. Existem muitas outras empresas fornecendo o seu produto. Já as empresas oligopolistas são marcadoras ou administradoras de preço, pois podem decidir regular a quantidade produzida, a qualidade dos produtos e o próprio preço. Essas empresas podem formar cartéis (conluios sobre preços) e apresentarem prática abusiva à sociedade passível de intervenção jurídica pelo Ministério Público.
3) Tanto vantagens como desvantagens do marketing e publicidade são denominados de concorrência extra-preço e estão associadas à publicidade de uma ação, publicidade de um produto ou publicidade da própria empresa (imagem institucional). Desse modo, no mercado competitivo não existem vantagens aparentes, visto que envolveria um custo, e ao fazê-lo a firma poderá instigar o consumidor a comprar de seu concorrente (cujo produto é igual). Ou ainda que ajude a firma a vender mais, todavia, em decorrência dos custos, a empresa lucrará menos que as concorrentes.
4) A firma oligopolista investe vultosos recursos em marketing para melhorar a imagem do produto, melhorar a imagem institucional da empresa, para anunciar um novo produto ou serviço e claro, estimular a venda de seu produto. Muito embora os custos seja incrivelmente elevados, os resultados financeiros provam a viabilidade da publicidade.
Explicação:
1 - Empresas pertencentes ao mercado competitivo: Mercados, padarias e hortifrúti;
Empresas pertencentes ao mercado oligopólio: telefonia celular (Tim), companhias aéreas (Gol), Restaurante Fast-food (Burgue King).
2 - As empresas no mercado competitivo são sempre tomadoras de preço, elas não possuem poder de mercado, pois existem outras empresas fornecendo o seu produto. Já as empresas oligopolistas são administradoras de preço, pois podem decidir regular a quantidade produzida, a qualidade dos produtos e o próprio preço. Essas empresas podem formar cartéis e fazer conluios sobre preços.
3 - As vantagens de investir em marketing e publicidade de seu produto para empresas competidoras é que isso permite aumentar seus faturamentos e aumento da fatia de mercado. A desvantagem é que os custos podem ser altos e pode ocorrer prejuízo caso as estratégias falhem.
4 - As vantagens e desvantagens de investir em marketing e publicidade de seu produto para as empresas oligopolistas são principalmente a manutenção de sua posição no mercado ou aumento da fatia, como vantagem, e altos gastos publicitários, como desvantagem.