Nas últimas unidades, especialmente na 31, estudamos acerca da armazenagem, suas funções, tipos de almoxarifados, alternativas de estocagem, princípios e técnicas de armazenagem e indicadores de desempenho. Cerca de 20% dos custos de distribuição física da empresa são absorvidos pelas atividades de armazenamento ou estocagem e, por esse motivo, são temas que merecem consideração e análise. Os métodos de armazenagem são importantes aliados das boas práticas de gestão de almoxarifados e estoques, pois contribuem para diminuir custos operacionais, reduzem retrabalhos e diminuem a necessidade de mais pessoas, desde a produção até a área de controle e a área administrativa das empresas.Dessa forma, utilizando o conhecimento adquirido até aqui, você deve elaborar um texto (entre 15 e 20 linhas), sugerindo as principais razões para o armazenamento e as suas vantagens e desvantagens.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Por meio do processo de armazenagem, a companhia consegue definir locais para a movimentação de mercadorias, otimizando todo o fluxo. Isso é muito importante para as operações do negócio. Os locais centralizados facilitam o recebimento, a preparação e o envio de produtos aos consumidores.
A armazenagem, portanto, é um conjunto de operações que insere atividades as mais diversas, desde sua recepção, descarga, carregamento, arrumação e conservação de matérias primas e produtos.
Cada atividade dos serviços de armazenagem deve ser complementar, permitindo a correta movimentação e o armazenamento adequado de todos os itens, possibilitando sua utilização de forma otimizada, garantindo à empresa condições de reduzir os custos, de manter a quantidade adequada de itens no estoque e possibilitando o correto atendimento dos clientes.
Entre as vantagens de uma correta armazenagem, dentro dos padrões de organização, podemos destacar as seguintes:
Correto aproveitamento do espaço;
Redução de custos de movimentação e do número de itens no armazém;
Facilidade na fiscalização do processo de armazenagem;
Redução de perdas e avarias;
Como desvantagens no processo de armazenagem, podemos lembrar:
Capitalização de valores que podem ser investidos em outros objetivos;
Serviços administrativos recorrentes;
Prazo de validade das mercadorias em determinados casos;
Máquinas e tecnologias a serem aplicadas em armazéns de grande porte.