Nas últimas décadas, o surgimento de fármacos hábeis no combate a infecções bacterianas transformou o tratamento médico, acarretando em redução acentuada da mortalidade por doenças bacterianas. Entretanto, a disseminação do uso de antibióticos infelizmente fez com que as bactérias também desenvolvessem defesas relativas aos agentes antibacterianos, com o consequente aparecimento de resistência.
Considerando o por que as bactérias Gram negativas geralmente são mais resistentes às penicilinas do que bactérias Gram-positivas, analise as afirmativas a seguir:
I. Bactérias Gram negativas têm uma parede celular mais espessa.
II. Bactérias Gram negativas possuem uma membrana hidrofílica externa que atua como uma barreira extra.
III.Bactérias Gram negativas podem concentrar enzimas β-lactamase no espaço periplásmico.
IV.Bactérias Gram negativas não expressam a enzima transpeptidase.
É correto
Soluções para a tarefa
Respondido por
45
Resposta: Apenas III
Respondido por
0
As bactérias gram negativas apresentam uma parede celular menos espessa e tem a presença da membrana hidrofóbica. Elas apresentam a enzima transpeptidase e também a β-lactamase. Assim, podemos afirmar que apenas a assertiva III está correta.
Bactérias gram negativas
- Na coloração gram, as bactérias gram negativas não apresentam capacidade de reter o corante violeta gentamicina, permanecendo na coloração avermelhada.
- As bactérias gram negativas apresentam uma membrana externa que permite que elas se protejam contra antibióticos do grupo penicilinas.
- A membrana externa das bactérias gram negativas, quando apresentam alguma perturbação liberam endotoxinas, o que aumenta o seu potencial de danos no indivíduo infectado por esse tipo de bactéria.
Aprenda mais sobre bactéria gram negativa x gram positiva em: https://brainly.com.br/tarefa/3418576
#SJP2
Perguntas interessantes
Química,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás