Português, perguntado por lucasstele2000, 1 ano atrás

Nas últimas décadas o Brasil tem recebido um grande número de imigrantes e refugiados que vêm para o país com o sonho e o objetivo de ter uma vida melhor, mas nas atuais circunstâncias, há uma grande desilusão de que tais sonhos não possam ser realizados.Quando chegam no país, são vários os fatores que influenciam sua adaptação. Inicialmente há uma dificuldade com a língua e com a localização. Também deve-se contar com o grande preconceito da sociedade que dificulta sua convivência com os brasileiros, pois os mesmos tem ideias muito controversas sobre os imigrantes e refugiados, crendo que essas pessoas são delinquentes e marginais, mas a verdade é totalmente diferente pois vários deles são grandes profissionais qualificados. No entanto tais qualificações não valem de nada, pois os únicos serviços em que eles conseguem são os braçais, e de mão de obra barata. Outro importante fator que está dificultando a sobrevivência dos mesmos é a necessidade de ajudar familiares e amigos em suas terras natais, mas com a grande alta do dólar, os salários baixos e os produtos do comércio nacional com preços altos, sua sobrevivência torna-se difícil e complicada.Nas atuais circunstâncias o necessário a ser feito seria a criação de um órgão ou agência nacional de imigração, que facilitaria um pouco a entrada e a sobrevivência dos imigrantes e refugiados no país, ajudando-os a fazer a documentação necessária para viver no país, encontrando moradias e empregos.Nessa redação é possível encontrar um trecho que apresenta emprego de linguagem informal. Identifique-o e transcreva a PALAVRA que denota essa informalidade no espaço indicado.Resposta:

Soluções para a tarefa

Respondido por waltercaminha
26
Olá, Lucas, tudo bem? Vou te ajudar nessa questão:

O texto usa, em sua maioria, a linguagem formal para falar sobre a situação contemporânea dos refugiados no Brasil.

Podemos perceber que a palavra "marginal" foi usada de maneira informal, em seu sentido conotativo mais comum. De acordo com a forma denotativa, "marginal" significa à margem, fora do centro. Entretanto, um uso muito comum do termo significa bandido, ladrão, criminoso.

Assim, o autor busca o sentido conotativo de "marginal" para relatar uma visão equivocada, porém comum, que as pessoas podem ter sobre os imigrantes refugiados.
Perguntas interessantes