Nas últimas décadas e na esteira da crise de Estado, em alguns países, distorções relacionadas ao grau de desempenho da burocracia pública levaram ao surgimento do estereótipo do burocrata ou da burocracia, visto como algo emperrado que não funciona. (QUEIROZ, Roosevelt B. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: Intersaberes, 2012, capítulo I).
Segundo Queiroz (2012), é necessária uma burocracia treinada para assegurar à sociedade e aos próprios políticos que as decisões ocorram sempre orientadas para o interesse público e não sejam influenciadas ou determinadas por interesses ilegítimos. (QUEIROZ, Roosevelt B.. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: Intersaberes, 2012, capítulo I).
De acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica e as leituras realizadas, assinale a alternativa correta relativa a burocracia treinada:
A tem adequada independência, autonomia e é portadora de “espírito público”, sendo uma instituição imprescindível ao Estado democrático de direito.
B não tem independência ou autonomia, mas faz parte do Estado democrático de direito.
C é lenta para poder analisar com exatidão o interesse público e alcançar o bem comum
D assegura que os interesses sejam primeiramente para o Estado, e após para o bem comum.
E assegura que os interesses sejam primeiramente para o Estado, após para os particulares, e após para o bem comum.
Soluções para a tarefa
Ciao, amigo(a)!
Na prática administrativa, a burocracia está presente no dia a dia das empresas públicas públicas e privadas. No Poder Público, a burocracia é vista como excessiva e treinada (com vários procedimentos e métodos). Neste sentido, os servidores públicos são treinados para receber, protocolar e enviar documentos de particulares em geral.
Este tipo de burocracia treinada tem sido aceita nos países democráticos, principalmente para o controle necessário das atividades administrativas.
Gabarito:
"A) tem adequada independência, autonomia e é portadora de “espírito público”, sendo uma instituição imprescindível ao Estado democrático de direito".
Até breve!
Resposta: LETRA "A"
Explicação: Uma burocracia treinada, bem remunerada, com adequada independência, autonomia e portadora de “espírito público” é uma instituição imprescindível ao Estado Democrático de Direito.
Referência: QUEIROZ, Roosevelt B. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 57.