“Nas últimas décadas do século XIX, dois importantes processos se desenvolveram e marcaram a Europa e a Geografia, o primeiro, a fase de expansão territorial do capitalismo, e o segundo, a sistematização da Geografia como Ciência, com a abertura de inúmeros cursos nas universidades européias e norte-americanas. É a partir das contribuições da Geografia Clássica a respeito dos conceitos de região que a discussão se apresenta, pela primeira vez, de forma relevante”.
SPAGNOLI, M. V. et al. O conceito de território e região nas políticas públicas: uma discussão inicial para o entendimento dos Territórios da Cidadania. V Encontro de Grupo de Pesquisas Educação e Território. Santa Maria. 2009, p. 07.
A atual divisão regional do Brasil não foi sempre a mesma, ao longo do tempo sofreu mudanças em sua concepção e mecanismos de aplicação. Assim sendo, podemos afirmar que:
ALTERNATIVAS
A primeira proposta de divisão regional do Brasil baseava-se, apenas, nos aspectos físicos e foi descrita por Delgado de Carvalho.
As principais atividades econômicas do complexo regional do nordeste são o extrativismo vegetal, mineral e agricultura tradicional.
A divisão regional estabelecida para o território brasileiro foi sempre a mesma ao longo do tempo, ocorrendo poucas mudanças em sua concepção.
A regionalização descrita por Geiger obedeceu os limites das unidades da federação, com caracterizações espaciais no interior de algumas delas bem distintas.
Segundo o IBGE, a regionalização do território brasileiro está em vigor desde 1970 e algumas alterações foram feitas, como a criação das divisões geoeconômicas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Segundo o IBGE, a regionalizar do território brasileiro está em vigor desde 1970 e algumas alterações foram feitas, como a criação das divisas geoconômicas. É a alternativa correta!!
Perguntas interessantes
Inglês,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Física,
9 meses atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás