Pedagogia, perguntado por rosicleiaisack, 11 meses atrás

Nas últimas décadas, ao pensarmos em conceitos como os de infância e de criança à luz de estudos recentes ligados à chamada “sociologia da infância”, podemos afirmar que acontecimentos históricos, sociais e culturais ocorreram e possibilitaram o surgimento destas ideias nos moldes como as concebemos na contemporaneidade. Sobre as contribuições desta área de estudos em relação a esses dois conceitos, é correto afirmar que:



O ser criança corresponde a ciclos biológicos delimitados, sendo que a infância relaciona-se a um período próprio que varia da faixa etária de zero a nove anos de idade.




Ainda que esta sociologia defenda a existência de múltiplos modos de ser criança e de viver a infância, esta pluralidade ainda permanece condicionada à biologia e à psicologia.



O ser criança e a infância só podem ser percebidos por uma perspectiva mais globalizante que os posicione dentro de um cenário mais dinâmico entre todos os atores sociais.


O ser criança corresponde a características estritamente biológicas, enquanto o ter infância liga-se majoritariamente a aspectos psicologizantes.


Apesar dos avanços da sociologia da infância, o fato dos dois conceitos serembiologicamente determinados impossibilita a superação de uma visão adultocêntrica da pedagogia.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
28

a. O ser criança corresponde a ciclos biológicos delimitados, sendo que a infância relaciona-se a um período próprio que varia da faixa etária de zero a nove anos de idade.

De acordo com a sub-área conhecida como "Sociologia da Infância", observa-se que o "ser criança" relaciona-se diretamente com a biologia dos individuos, a qual apresenta-se de forma personalizada.

Já a infância corresponde a um período fixo, de zero a nove anos, independene do contexto socio-econômico em que cada um está inserido no ambiente.


gracialves2007: DE ZERO A SEIS ANOS !!
Respondido por 2maybe
17

Resposta:

O ser criança e a infância só podem ser percebidos por uma perspectiva mais globalizante que os posicione dentro de um cenário mais dinâmico entre todos os atores sociais.

Explicação:

Perguntas interessantes