Nas últimas décadas, a historiografia especializada tem posto em xeque a validez do conceito de absolutismo. Muitos autores alegam, entre outras razões, que aquele conceito simplifica em demasia as experiências políticas e institucionais da Europa moderna, que incluía, em várias casos, monarquias plurinacionais em termos de línguas, costumes e legislação. Foi o caso, por exemplo, da Espanha dos Habsburgos, no reinado de Felipe II, que abrigava um conjunto de reinos (Castela, Aragão, Navarra), cada qual com língua e instituições próprias, além das possessões no Mediterrâneo, nos Países Baixos e no mundo ultramarino. Em artigo clássico, o historiador John Elliot lançou o conceito de monarquia composta para o caso espanhol, capaz de exprimir com mais realismo, no seu entender, o mosaico de reinos de que se compunha a Espanha moderna.
· Com base no texto acima e nas informações do capítulo, discuta, em grupo:
a) o conceito de monarquia composta substitui ou complementa o conceito de absolutismo para o caso espanhol?
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta: o conceito de monarquia composta substitui o conceito de monarquia absolutista.
Monarquia Absolutista
É a forma de governo em que o rei ou monarca possui poder absoluto, superior às outras instituições e aos outros poderes do Estado, concentrando o que conhecemos por executivo, legislativo e judiciário.
Monarquia Composta
No caso espanhol, a monarquia composta é assim chamada pois não havia um sistema legal na Espanha. A burocracia era alta pois o Estado era uma federação com diversos reinos, com a autoridade do rei podendo ser anulada nas assembleias locais. Ou seja, a palavra do monarca Felipe II (1527 - 1598) possuía restrições constitucionais em relação a autoridade dos senhores dos reinos.
Perguntas interessantes
Geografia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Física,
11 meses atrás
Sociologia,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás