nas tesses de Lutero contem duas criticas das autoridades da igreja qual são elas
Soluções para a tarefa
Resposta:
a primeira fala que o papa não pode perdoar divida, se não declarar aquilo que já foi perdoado por Deus...
e a segunda tese 27 fala que o papa cuja fortuna é maior do que dos ricos Crassos não constrói com seu próprio dinheiro a Brasílica de São pedro, em vez de faze-lô com o dinheiro dos pobres fies?
Le
As teses em questão são estas duas:
Tese 75:
"A opinião de que as indulgências papais são tão eficazes a ponto de poderem absolver um homem(...)é loucura"
Tese 86:
"Por que o papa, cuja fortuna hoje é maior do que a dos ricos Crassos(romanos ricos), não constrói com seu próprio dinheiro ao menos a Basílica de São Pedro, em vez de fazê-lo com o dinheiro dos pobres fiéis?"
A Tese 75 é uma crítica ao modo como os católicos concebiam a Salvação - ou seja, a ida da alma do fiel ao Paraíso -, considerando-a como algo que poderia ser intermediado pela Igreja. Contra esta tese Lutero colocava a sua: a Salvação só poderia ser concedida por Deus por meio das obras dos Cristãos, de modo que apenas o fiel poderia salvar-se ou ser salvo por Deus, sendo impossível e inaceitável a prática das indulgências.
Já na Tese 86 Lutero critica o excesso de riquezas e avareza da Igreja Católica, que aponta como uma instituição profundamente corrupta que, ao invés de usar o dinheiro que possui para expandir as Igrejas de Cristo, o acumula de maneira intolerável e age de modo pouco cristão.