Filosofia, perguntado por Branca09, 1 ano atrás

Nas teses de Weber se destaca a teoria dos modelos de ação. Onde ele busca uma compreensão dos sentidos das ações sociais pelos agentes que a praticam. Para isso, ele considera que os modelos, valores subjetivos dados ao comportamento social, são carregados de uma escala de valor. Uma cadeia de entendimentos e de interesses que se elaboram subjetivamente e se expressa no comportamento. Por isso, para ele, nem todo comportamento praticado pelo indivíduo é social. Só o é quando está direcionado a outra pessoa, envolve o interesse de reação de outro ou busca uma resposta em outra pessoa. Esta pessoa com quem se relaciona pode ser um conhecido, imediato, ou um ser construído, fictício, ou mesmo, um princípio a que se obedece, uma regra moral religiosa que se traduz em um comportamento "ético" esperado. (AGUIAR, 2014, p. 131). Assinale a alternativa que resume o conteúdo da citação acima sobre o pensamento de Max Weber.:


A sociedade determina o pensamento do indivíduo e em momento algum o comportamento particular contraria a lógica social.


Para Weber, o comportamento do ser humano dependerá se há ou não outro indivíduo envolvido, pois a interação social é guiada por valores e crenças compartilhadas e quando não há interação, a subjetividade do indivíduo guiará seu comportamento.


As relações sociais são fundadas em modelo quando se dirigem a outra pessoa, mesmo que essa pessoa se expresse em um valor moral ou regra social a ser seguida.


As relações sociais não se expressam como uma construção subjetiva. Weber valoriza a objetividade, exclusivamente o fato.


Vivemos uma relação meramente individual, não há qualquer expectativa dos indivíduos em relação ao comportamento dos "outros".



Soluções para a tarefa

Respondido por profmfreireMaria
4
Resposta  B

Sabemos que Weber defende que o ser humano é fruto da interação social, em seus valores e crenças.


Perguntas interessantes