História, perguntado por LUIZ123oliveira, 1 ano atrás

Nas sociedades estabelecidas nas colônias Espanholas, quem eram os criollos? qual sua importância nos processos de emancipação politica

Soluções para a tarefa

Respondido por ThaynaQuaresma
6
Os líderes do movimento de emancipação da América espanhola eram típicos representantes das elites coloniais – os criollos – que chefiavam tropas populares formadas por mestiços e índios. Lideravam o movimento de independência mais por interesse de classe do que pelas ideias de liberdade. Essa elite estabeleceu na América, após a independência, governos oligárquicos que, de certa forma, foram responsáveis pelo subdesenvolvimento dos países da antiga América espanhola.

O quadro social das colônias espanholas na América, nos séculos XVII e XVIII, era composto por chapetones (espanhóis residentes na colônia e providos de poderes políticos e econômicos), criollos ( brancos de origem espanhola e desprovidos de poderes políticos), mestiços e escravos.

Os criollos formavam uma elite econômica, porém politicamente marginalizada. Ansiavam por poder político, pois pretendiam libertar-se da opressão fiscal exercida pela colônia.

As transformações que ocorriam na Europa entre os séculos XVIII e XIV influenciaram as colônias e permitiram o aparecimento dos movimentos de independência. As ideias liberais iluministas chegavam às colônias pelos criollos, que iam estudar em universidades europeias.
Perguntas interessantes