Biologia, perguntado por jojoflores57461, 11 meses atrás

Nas sociedades de abelhas melíferas, os ovos liberados pela rainha podem ou não ser fertilizados. Os ovos fertilizados se desenvolvem em fêmeas diploides, que serão abelhas-operárias ou rainhas. Os ovos que não forem fertilizados desenvolvem machos haploides, os zangões. Com base nisso, responda às questões abaixo.a) Qual é o nome do processo reprodutivo que origina as operárias e os zangões?b) Por que os machos possuem células haploides e as fêmeas têm células diploides?c) Qual é a vantagem desse tipo de reprodução?d) Em uma colmeia, qual é a importância do processo que origina os zangões? Explique o que aconteceria se eles não fossem gerados.

Soluções para a tarefa

Respondido por Giuliane6
122
Olá!!! Bom vamos lá!!

A reprodução das abelhas ocorre de uma forma peculiar se assim podemos dizer, onde teremos ovos fecundados e não fecundados, os ovos não fecundados chamamos de partenogênese, isso é a abelha não precisa de um macho para dar origem a uma cria, ou seja, os zangões são feitos a partir de partenogênese e por isso são haploides pois possuem os cromossomos somente da Rainha, já as abelhas operarias são diploides pois possuem cromossomos da Rainha e também de um macho.

A vantagem dessa reprodução é que as abelhas Rainha não precisamos de machos, em compensação de eles não existissem não teríamos abelhas operarias e rainhas, ou abelhas fêmeas se assim podemos dizer.

Espero ter ajudado em algo!
Perguntas interessantes