Nas relações de suserania e vassalagem dominantes durante o feudalismo europeu, é possível observar que: *
11 pontos
a) a servidão representou, um renascimento da escravidão conforme existiu na Roma imperial.
b) os suseranos, formados pela grande nobreza, diferenciavam-se dos servos que trabalhavam nos campos.
c) mesmo dispondo de grandes propriedades territoriais, os suseranos, não mantinham a servidão nos seus domínios, mas sim o trabalho livre.
d) as principais instituições sociais que sustentavam as relações entre senhores e servos eram de origem muçulmana, oriundos da longa presença árabe na Europa Ocidental.
Soluções para a tarefa
Resposta:
LETRA A
Explicação:
Tomando como referência o contexto da época, podemos ver que as edificações da Baixa Idade Média já eram construídas por uma classe de artesãos livres e remunerados. A presença desse tipo de trabalhador revela as transformações sociais empreendidas a partir do reaquecimento das atividades comerciais e o desenvolvimento dos centros urbanos. De tal forma, as demais alternativas se mostram bem distante da situação vivida na época estudada pelo historiador citado.
ESPERO TER AJUDADO!!!!!
Resposta:
LETRA D) o sistema de impostos incidia de forma pesada sobre os servos. O imposto da mão morta, por exemplo, era pago pelos herdeiros de um servo que morria para que continuassem nas terras pertencentes ao suserano.
Explicação:
Marcando a condição subalterna dos servos, os proprietários de terra detinham o direito de impor outros impostos, para além do já estabelecido uso da força de trabalho dos servos. Por meio dos impostos e obrigações, os senhores feudais reafirmavam a sua autoridade e determinavam uma condição de vida bastante restrita para os camponeses que se encontravam sob seus domínios