Nas regiões litorâneas, no inverno, a temperatura sobre a terra costuma ser mais fria do que a temperatura sobre o oceano próximo; no verão ocorre o contrário. Explique. (Sugestão: O calor específico do solo tem um valor entre 0,2 e 0,8 vez o valor do calor específico da água.)
Soluções para a tarefa
que o inverno é a estação mais fria do ano porque a Terra, nessa época, está a percorrer o trecho mais distante de sua órbita em volta do Sol. O verão, por sua vez, seria a estação mais quente em decorrência de uma proximidade máxima entre os dois astros. Esse tipo de explicação pode até fazer sentido para alguns leitores, mas está errada.
É fato que a órbita da Terra tem a forma de uma elipse – um círculo ligeiramente comprimido, com o Sol deslocado para um dos lados –, razão pela qual a distância Terra-Sol varia ao longo do ano, mas isso nada tem a ver com as diferenças de temperatura entre inverno e verão. Basta refletir um instante: se assim fosse, inverno e verão deveriam ocorrer simultaneamente, nos dois hemisférios, e não com a diferença de seis meses que observamos. Não custa lembrar: quando é verão no hemisfério sul (dezembro a março), no norte é inverno; quando é inverno no sul (junho a setembro), no norte é verão.