Psicologia, perguntado por redaiurdouh423, 1 ano atrás

Nas redes sociais, é possível ver charges, gifs etc, que satirizam as dificuldades dos pais em educar seus filhos na atualidade. No meio escolar, essa preocupação pode ser notada pela ideia de que seria interessante ter uma “escola de pais”. Analisar os estilos parentais nos permite compreender como é mais difícil de acertar no manejo da crianças do que errar, haja vista haver 3 modelos negativos e somente 1 positivo. Acerca do tema, considere V para as afimartivas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O estilo parental autoritário opta por ensinar pelo exemplo. Por essa razão, é o modelo mais favorável ao desenvolvimento de um sujeito confiante e bem sucedido.
( ) Famílias que adotam o estilo parental permissivo educam filhos com boa autoestima e a autoconfiança, pois incentivam as crianças a enfrentarem quaisquer conflitos e dificuldades com seus próprios recursos e sem mediação dos adultos.
( ) O estilo parental democrático marca a diferença de responsabilidade entre adultos e crianças, mostrando a estas que seus responsáveis são capazes de garantir suas necessidades físicas e emocionais de forma respeitosa e firme, transmitindo segurança, elemento fundamental para a construção de uma identidade saudável.
( ) O padrão de responsividade da família influencia diretamente no processo de subjetivação da criança.

Soluções para a tarefa

Respondido por Leticia140778
1
1.Falso: Um estilo de educação familiar autoritário não ajuda no desenvolvimento integral dos seres, sendo que este tipo de educação gera medo e insegurança na hora da tomada de atitudes.

2. Falso: A permissividade acaba com qualquer limite, isto é, as crianças acabam sem saber e identificar o certo e o errado. Este tipo de educação não educa para a vida em sociedade, pois é preciso saber que o limite de um ser humano termina quando inicia o do outro.

3. Verdadeiro: A democracia é sempre a melhor forma de educar, identificar as regras, respeita-las e ao mesmo tempo poder escolher o caminho ciente da sua ação é uma educação baseada na responsabilidade. O diálogo é o melhor condutor.

4. Verdadeiro: a responsividade refere-se a uma atitude compreensiva da família que interfere no pensamento e no comportamento infantil. Pais compreensivos e que utilizam o dialogo para educar irão passar segurança para a criança e desenvolver a responsabilidade.
Perguntas interessantes