Nas quatro décadas de transição entre os séculos XIX e XX (1885-1925), paralelamente à expansão acelerada da industrialização, dos fluxos migratórios e de maciços investimentos em benfeitorias e prédios urbanos, propiciados pela valorização crescente do café, constitui- -se na cidade de São Paulo um embrião avantajado de mercado de arte, dotado das principais características de seus congêneres estrangeiros.
MICELI, Sergio. Nacional Estrangeiro. História social
e cultural do modernismo artístico em São Paulo.
São Paulo: Companhia das Letras: Fapesp, 2003. p. 21.
A produção literária pré-modernista estendeu-se do final do século XIX até o início do século XX. O amadurecimento desse período dependeu de Lima Barreto e Euclides da Cunha, mestres do estilo e observadores pragmáticos da realidade do país. A preocupação deles reside, sobretudo,
A
na configuração da vida social do Rio de Janeiro e no testemunho da tragédia de Canudos.
B
no registro do progresso industrial e na tematização do final do ciclo da cana-de-açúcar.
C
na abolição da escravatura e na implantação da escola literária pré-modernista.
D
na implantação da escola simbolista e na consolidação do Parnasianismo.
E
no fenômeno migratório dos nordestinos e na consolidação da República.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta: A
na configuração da vida social do Rio de Janeiro e no testemunho da tragédia de Canudos.
Explicação:
Em relação à produção literária brasileira pré-modernista, a asserção que descreve com maior exatidão a preocupação dos autores Lima Barreto e Euclides da Cunha é a Letra A, pois estes autores interessavam-se, respectivamente pelas transformações urbanas e sociais do Rio de Janeiro, e pela tragédia de Canudos.
Sobre Lima Barreto
Lima Barreto foi um escritor de ficções e crônicas que tratavam do período de transição entre o Segundo Reinado e a cristalização da República Velha, em um contexto onde o Rio de Janeiro estava sendo modernizado.
Sobre Euclides da Cunha
Euclides da Cunha utilizou sua experiência como jornalista para descrever os acontecimentos que culminaram na trágica Guerra de Canudos, tendo acompanhado pessoalmente as campanhas de Antônio Conselheiro.
Saiba mais sobre a literatura pré-modernista em https://brainly.com.br/tarefa/26097727
#SPJ2
na configuração da vida social do Rio de Janeiro e no testemunho da tragédia de Canudos.