Ed. Técnica, perguntado por JESSICAMONTEIRO3101, 1 ano atrás

Nas primeiras três semanas, apresentamos um pouco sobre o papel do engenheiro na atualidade, falamos especificamente do contexto da sua área da engenharia. Com a mudança tecnológicas que estão por vir, a profissão sofrerá transformações e novas competências serão necessárias. Faça uma pesquisa para discutir como serão as competências do Engenheiro de Produção em 2030. Além de citar uma fonte que discuta o tema, apresente sua opinião pessoal sobre o assunto. Apresente pelo menos duas competências. É encorajado o uso de gráficos e figuras, no formato que achar adequado, e a inclusão e informações adicionais que julgue interessantes.

Soluções para a tarefa

Respondido por tecnicajuliana12
1
AS COMPETÊNCIAS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO EM 2030

Desafios tecnológicos que influenciarão a demanda futura

·     Manufatura aditiva;

·     Automação industrial;

·     Novas energias;

·     Inteligência artificial (AI);

·     Estruturas inteligentes;

·     Materiais avançados, bio/nanotecnologia;

·     Sistemas inteligentes para produtos sob demanda;

·     Monitoramento e otimização de tráfego de dados;

·     Soluções de economia colaborativa e;

·     Gestão do ciclo de vida do produto / serviço.

 Acredito que CRIATIVIDADE e RACIOCÍNIO LÓGICO serão duas das mais importantes competências do engenheiro de 2030. 
Respondido por BrunoAMS
2

As principais mudanças verificadas no mercado de trabalho atualmente se referem à inserção de tecnologias para automação, otimização e substituição de atividades. Isso está intrinsecamente associado à Indústria 4.0 e às diversas formas de aprimoramento das atividades produtivas em todos os segmentos de atuação.


Diante de tal situação, o Engenheiro de Produção precisará adquirir, principalmente, 3 competências essenciais:


A capacidade de atuação em sistemas Cyber físicos, nos quais a cadeia produtiva passa a ser integrada por diversos componentes de natureza distinta, no que se refere a pessoas, sistemas e tecnologias.


A resolução de problemas complexos. Não bastará mais seguir cartilhas acadêmicas e respostas prontas. Novas situações, desafios e abordagens serão demandadas, de forma que o raciocínio lógico e o senso crítico terão papel fundamental.


Por fim, a resiliência será essencial para lidar com contextos de elevada pressão e grande dinamismo do contexto profissional.

Perguntas interessantes