Nas primeiras décadas do futebol no Brasil, numa sociedade em que a ordem escravocrata havia se encerrado recentemente, os jogadores de futebol negros ou mulatos não tinham as mesmas oportunidades dos outros jovens de origem europeias, em geral eram proibidos de participar dos clubes sociais e de praticarem o futebol nos campeonatos organizados por suas ligas. Para participar dos jogos como atletas, alguns tentavam disfarçar a cor da pele para não evidenciar sua descendência. Isto mostra que:
A)
Os jogadores brancos são melhores jogadores que os negros.
B)
O futebol é realmente uma prática democrática, e não sofre nenhuma interferência da sociedade de um modo geral.
C)
O futebol amador era elitizado e o racismo estava presente no futebol.
D)
O futebol pode ser considerado um instrumento de resistência, onde os jovens negros sempre tiveram espaço para sua prática nos clubes mais tradicionais do país.
E)
O governo Vargas autorizou a prática do futebol pelos jovens negros, desde que eles usassem artifícios da maquiagem para parecerem brancos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
De fato o racismo foi um fator bastante importante que infelizmente esteve presente incisivamente na vida das pessoas na área futebolística principalmente no século passado. Desse modo temos que a alternativa que corresponde corretamente para com a questão está disposta na alternativa C)
O futebol amador era elitizado e o racismo estava presente no futebol.
Assim sendo , observamos que nos dias atuais esse quadro de racismo reduziu bastante quando comparamos ao século passado.
Perguntas interessantes
Artes,
8 meses atrás
Lógica,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás