Nas práticas pedagógicas, as questões ambientais constituem uma grande oportunidade analítica dos processos sociais no Brasil. Trata-se de uma problemática ainda pouco abordada nas disciplinas escolares, e mesmo em cursos universitários, frente à importância crescente que está adquirindo na atualidade. A organização da sociedade define as formas de acesso e a relação dos indivíduos, grupos e classes sociais com produtos naturais fundamentais, como a água, a terra, a madeira, o petróleo e a diversidade biológica, por exemplo.
Como as relações de trabalho e de propriedade, os mecanismos legais e a ação do Estado têm participado desse processo de apropriação, exploração e mercantilização de produtos naturais? Há uma história das técnicas e estratégias de domínio do meio físico e natural, de ocupação dos espaços e de exploração da natureza para consumo, produção e trocas econômicas que podem iluminar as formas de organização e relações sociais, das atividades econômicas, da criação cultural e da conduta do Estado.”
(MARTINEZ, Paulo Henrique. “Laboratório de História e meio ambiente: estratégia institucional na formação continuada de historiadores”. Revista Brasileira de História, São Paulo, volume 24, número 48, 2004, página 239.)
A partir do que é proposto nos parágrafos acima, uma adequada situação de aprendizagem envolvendo as questões ambientais tematizaria:
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
os usos da água de uma região, suas influências na produção econômica e a normatização de seus reservatórios e entornos.
Perguntas interessantes
Química,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Ed. Moral,
8 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás