Nas pirâmides etárias apresentadas a seguir, é possível comparar o perfil populacional do Brasil entre os anos de 1980 e 2020. Observe-as:
Ao comparar os dois períodos, é possível verificar algumas diferenças. Com base nessa análise, podemos
afirmar que uma das mudanças do perfil demográfico brasileiro nas últimas décadas foi
A
a ocorrência de uma explosão demográfica, uma vez que é possível verificar um aumento da população em todas as faixas de idade nesse período.
B
uma redução populacional, consequência da queda nas taxas de natalidade verificada a partir do estreitamento da base da pirâmide.
C
a intensificação do processo de envelhecimento, uma vez que as faixas etárias do topo da pirâmide aumentaram nesse período.
D
o aumento da parcela de jovens e adultos, o que tem contribuído para o crescimento dos índices atuais de desemprego.
Soluções para a tarefa
LETRA B INCORRETA
A ) a ocorrência de uma explosão demográfica, uma vez que é possível verificar um aumento da população em todas as faixas de idade nesse período - incorreta, uma vez que não houve uma aumento em TODAS as faixas de idade, apenas em algumas .
B ) uma redução populacional, consequência da queda nas taxas de natalidade verificada a partir do estreitamento da base da pirâmide. - incorreta, não houve uma redução populacional, em 1980 a população era de 120.694.012 e em 2020 a população era 212. 559.409 sendo assim, cresceu.
Agora use seu conhecimento para terminar de realizar a atividade!
Espero ter ajudado,
Bons estudos.
Sobre as pirâmides etárias apresentadas comparando o perfil populacional do Brasil está correta a letra c.
Houve o envelhecimento da população, o que é possível analisar através do topo do gráfico que ficou mais largo e com valores percentuais maiores quando o gráfico 2 é comparado ao gráfico 1.
No Brasil atual, as taxas de natalidade estão diminuindo enquanto as taxas de mortalidade permanecem constante. Desta maneira, a população brasileira cresce menos, porque as taxas de natalidade e mortalidade estão se aproximando.
A taxa de fecundidade nos anos 60 era de 6,2 filhos por mulher. Já nos anos 2010, os dados demonstravam que esta mesma taxa era de 1,9 filhos por mulher, o que evidencia uma impressionante queda no número de nascimentos.
Os principais fatores que colaboraram com esta situação foi a urbanização, a difusão dos métodos contraceptivos e a entrada da mulher no mercado de trabalho.
Bons estudos!
Vejam mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/6823877