Nas palavras de Kant: "O iluminismo é a saída do homem do estado de tutela, pelo qual ele é o próprio responsável [...] Tenha coragem de usar seu próprio entendimento. Essa é a divisa do Iluminismo [...] Para o Iluminismo, a única condição é a liberdade, e a mais inofensiva entre tudo se chama de liberdade, ou seja, a de exercer publicamente a razão sob todos os aspectos." (Livro didático de Fund. das Ciências Sociais) Considerando os pressupostos do Iluminismo, é correto afirmar: Quest.: 1
A Revolução Francesa (1789) trouxe o poder político à burguesia, sem, no entanto, modificar as estruturas da velha sociedade feudal.
Ao romper com a herança medieval, os pensadores iluministas buscavam na razão as explicações possíveis para os fenômenos naturais.
O iluminismo caracteriza-se por uma adesão voluntária ao Antigo Regime, pela defesa da liberdade e da igualdade jurídica.
Para os pensadores iluministas o absolutismo era um princípio norteador, aplicado à organização do Estado, da economia e das relações sociais.
Ao romper com a herança medieval, os pensadores iluministas buscavam na emoção as explicações possíveis para os fenômenos naturais.
Soluções para a tarefa
Como diz o texto citado na questão, o Iluminismo seria caracterizado por uma crença na emancipação humana através do uso da razão, que seria nossa melhor ferramenta para obter liberdade e autonomia individuais. Kant também definia o lema do Iluminismo como “sapere aude”, expressão em latim que significa “ouse saber”.
Além disso, a época do Iluminismo era conhecida como Século das Luzes, e o uso dessas palavras buscava justamente associar aquele momento ao uso da razão, a única coisa que poderia iluminar o mundo ao redor em busca de conhecimento, afastando as "trevas" da ignorância e da religião.
Sendo assim, a resposta correta é “b”, e não a “e” que fala em uso das emoções, por exemplo. Já as outras respostas estão incorretas pois associam politicamente o Iluminismo a estruturas, regimes e instituições que existiam previamente e que eram marcadas pela “Idade das Trevas”.
O absolutismo, por exemplo, entrou em colapso na França justamente no momento de maior popularidade dos ideais iluministas, e foi substituída pela Primeira República Francesa. Esse momento também significou o fim dos sistemas de privilégios feudais, religiosos e aristocráticos, mudando a estrutura feudal da sociedade e abrindo caminho para o Estado Moderno.